adubo

Adubo que também mata vermes nas pastagens 

Adubo nematicida desenvolvido no Nordeste tem dupla função: nutrir e matar vermes em pastagens de cabras e ovelhas

Redação

em 9 de março de 2023


Um adubo nematicida – capaz de matar vermes – é um dos destaques de pesquisadores nordestinos de olho nos criadores de caprinos e ovinos. Segundo a Embrapa, o novo produto está apto a adubar as plantas forrageiras e, ao mesmo tempo, a controlar a infecção por vermes. Além de diminuir os custos com o uso de vermífugos, a nova tecnologia não deixa resíduos na carne e no leite dos animais e no meio ambiente.

O novo adubo é importante para o Nordeste, pois 90% dos animais caprinos e ovinos estaria contaminado com esses parasitos. A forma mais comum de tratamento é o uso de vermífugos, o que, além de demandar custos com mão de obra, pode causar resistência nos vermes quando utilizados sem os critérios adequados.

Novidade é melhor ainda em pastagens com adubo químico

adubo
Foto: Hévila Salles/Embrapa

Com o novo produto testado em casa de vegetação e em campo, os resultados indicam uma redução superior a 60% da contaminação no pasto (comparado ao pasto não adubado) e em 71,84% em relação a um pasto onde foi utilizado adubo químico à base de ureia.

O novo produto possibilita quebrar o ciclo dos vermes no ambiente, reduzindo o desenvolvimento dos ovos até o estágio de larva infectante. Nesse último estágio, as larvas possuem alta motilidade e migram para a pastagem, onde são ingeridas pelos animais. Como passam muito tempo no pasto, os caprinos e ovinos infectados recontaminam o ambiente com suas fezes. Fazendo o uso do adubo nematicida, os animais irão pastejar em locais sem contaminação, reduzindo a reinfecção, e, ao longo do tempo, as larvas serão eliminadas do sistema. 

Outra informação importante do projeto de pesquisa é que ele é resultado de parceria público-privada, envolvendo a Embrapa e a empresa Agreenvir Soluções Biotecnológicas. Como adubo orgânico, o produto já está pronto para ir ao mercado, mas ainda precisa ser avaliado em área com animais sob pastejo.