Alimentos upcycled ganham visibilidade
Conceito envolve ingredientes que eram descartados como resíduos ou até mesmo usados para nutrição animal
A prática de reciclar alimentos é comum na humanidade, inclusive na cultura brasileira, mas mundialmente foi iniciada uma abordagem diferente para isso. Há uma nova onda de reaproveitamento com foco na qualidade nutricional e também no aspecto de sustentabilidade. Trata-se do conceito de alimentos upcycled.
Os exemplos vão da fruta do café, que pode ser o ingrediente principal de um energético gelado, até o bagaço do malte, já usado como filamento para impressora 3D. Em resumo: são materiais que seriam descartados como resíduos ou alimentos para animais, porém ganharam um novo status, o de alimentos upcycled ou upcycled food. Nesse pequeno guia, explicamos mais sobre o tema.
Leia também:
Cozinha inteligente aproveita tudo o que tem na geladeira, diz Carol Fiorentino
Tradição antiga
Reciclar alimentos não é uma coisa nova e o conceito é uma tradição antiga baseada na filosofia de usar tudo o que se tem, principalmente em tempos de poucos recursos. Acima de tudo, a prática de adotar o upcycling food é sobre reduzir o desperdício de alimentos, criando produtos alimentícios nutritivos e de alta qualidade a partir dos nutrientes que não estão sendo devidamente notados pelo nosso sistema alimentar.
Não é modinha
O movimento de alimentos upcycled, segundo Natasha Pádua, especialista no tema, quer tornar os consumidores mais conscientes do desperdício de alimentos. Ao recicla-los, empresas e indivíduos podem ajudar a aproveitar ingredientes perfeitamente bons e dar-lhes uma nova vida, contribuindo para uma economia alimentar circular.
Definição técnica de alimentos upcycled
Os alimentos reciclados usam ingredientes que, de outra forma, não iriam para o consumo humano. E mais: são adquiridos e produzidos usando cadeias de suprimentos verificáveis e têm um impacto positivo no meio ambiente. Essa é a definição feita, em 2020, por uma equipe de especialistas de várias instituições, inclusive Harvard Law School, Drexel University, World Wildlife Fund, Natural Resources Defense Council e ReFED.
Diferente de reciclar

O Upcycling é uma iniciativa de reaproveitamento de itens de valor que, de outra forma, iriam para o lixo. É diferente de reciclagem, que é quando algo é decomposto em materiais básicos e então transformado em novos produtos. Os ingredientes que podem ser reciclados incluem produtos de baixa qualidade, mas que ganham outro formato nesse processo.
Valor agregado
Segundo a Upcycled Food Association (UFA), dos Estados Unidos, o mundo perde cerca de US$ 1 trilhão por ano em alimentos desperdiçados ou perdidos. Essa é janela para a adoção dos alimentos upcycled, que podem capturar esse valor e ainda criar uma um sistema alimentar sustentável e resiliente. Outro número da UFA indica que alimentos que nunca serão consumidos responderam por 28% das terras agrícolas. Ou seja, foram plantados, mas não aproveitados.
Meio ambiente agradece
Os destinos do desperdício de alimentos são bem conhecidos: de incineradores, reaproveitados como ração animal, a aterros sanitários ou digestores anaeróbicos. Isso nos melhores casos. Ao evitar esses destinos, os alimentos upcycled fazem melhor uso da energia gasta no cultivo, transporte e preparação. A redução dos desperdícios também vai impactar nos gases de efeito estufa, pois 8% das emissões causadas pelo homem estão relacionados às perdas e desperdícios de alimentos.