Associação Brasileira de Criadores de Galloway quer impulsionar a raça no Brasil
Nova associação de criadores da raça pretende fortalecer a genética e expandir a presença no mercado brasileiro
A raça bovina Galloway, conhecida por sua rusticidade e qualidade de carne, ganhou uma representação oficial no Brasil. Fundada no ano passado, a Associação Brasileira de Criadores de Galloway tem como objetivo promover a raça, facilitar o registro genealógico e alavancar a genética nacional.
Presente no Brasil desde 1951, a raça Galloway ainda possui um número restrito de criadores, concentrados, principalmente, nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Atualmente, apenas 10 cabanhas (fazenda produtora) realizam o registro da raça no país. No entanto, com a criação da associação espera-se que esse número cresça nos próximos anos.
Planos para o futuro da raça Galloway
A Associação Brasileira de Criadores de Galloway tem planos ambiciosos para os próximos anos, visando a expansão da criação e divulgação da raça Galloway no Brasil. Entre as principais iniciativas da nova gestão da associação estão:
- exposições agropecuárias, para aumentar a visibilidade da raça e atrair novos criadores;
- importação de sêmen de qualidade, com a finalidade de agregar valor genético ao rebanho nacional;
- promoção de encontros entre produtores para troca de experiências e capacitação.
Desafios da Associação
Uma das conquistas recentes mais importantes da Associação Brasileira de Criadores de Galloway foi a importação de sêmen de um touro australiano, Jalaway Playboy Affair. A iniciativa, de acordo com a associação, promete aprimorar a qualidade da genética da raça no país, trazendo características como excelente formação e estrutura corporal que agregam mais tamanho e melhor carcaça.
A associação também está focada em novas importações, com previsão de disponibilizar sêmen de mais um touro apto ao registro genealógico em 2025.
Com todos os planos da associação, o futuro da raça Galloway no Brasil é promissor. A organização oficial vai ajudar os criadores, que passam a contar com o suporte necessário para expandir a presença da raça no mercado.