boi nelore

Boi Nelore ganha três arrobas em uma década

O aumento médio representa 45 kg e é fruto de melhoramento genético

Redação

em 3 de maio de 2024


A agropecuária brasileira acompanha de perto a evolução do boi Nelore. Em apenas dez anos a raça apresentou melhorias significativas na eficiência e produtividade dos animais, como aumento do peso e diminuição da idade para produção de carne. Predominante entre os rebanhos no Brasil, onde cerca de 70% dos animais são dessa raça, a popularização do Nelore é resultado da evolução do gado através de práticas como o melhoramento genético.

De acordo com o gerente executivo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), André Locateli, o ganho de peso médio no boi Nelore corresponde a 45 quilos. Os dados de crescimento foram observados durante o Circuito Nelore de Qualidade, e divulgados pelo Giro do Boi. Considerado o maior evento do mundo de qualidade sobre a raça, 33 mil carcaças bovinas foram analisadas na edição mais recente, em 2023.

Evolução da raça Nelore aumenta a sustentabilidade

Outra informação importante é a redução significativa na proporção de animais com mais de seis dentes, de 40% para apenas 13%, indicando que os produtores estão conseguindo produzir animais mais jovens e pesados, uma tendência positiva tanto para a sustentabilidade ambiental quanto para a economicidade do setor.

Além disso, a produção de carne também foi beneficiada com a evolução da raça Nelore. Isso representa mais eficiência em todo o processo, gerando menos custo operacional e impactando todo o ecossistema de maneira sustentável.

Segundo Locatelli, o melhoramento da raça na última década mostra que o boi Nelore deve continuar evoluindo de forma contínua na agropecuária brasileira. Em busca de criar parâmetros para incentivar esse crescimento, o gerente executivo da ACNB destacou mudanças no Circuito Nelore de Qualidade.

Uma dessas mudanças envolve a liberação do limite de peso para machos com nenhum dente na edição de 2024 do evento. Outras modificações na avaliação dos animais incluem idade, peso e acabamento final, avalia ele. Como novo requisito, os participantes do Circuito Nelore de Qualidade deverão ser associados da ACNB para participar da próxima edição do evento no Brasil.

O evento representa uma plataforma de avaliação da evolução da raça no país, impulsionando a conquista dos produtores e apresentando inovações para o setor agropecuário.