esg nas empresas

Brasil registra crescimento na adoção de práticas de ESG nas empresas

Atualmente, 71% das empresas no Brasil adotam práticas de ESG

Redação

em 20 de junho de 2024


A nova edição da Pesquisa Panorama ESG, lançada recentemente pela Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio), revelou um aumento significativo na adoção de práticas ESG nas empresas em 2024, no Brasil. Hoje, as empresas que adotam ESG representam um total de 71%. No comparativo com 2023, esse resultado representa um crescimento de 24 pontos percentuais, quando a taxa de adoção de iniciativas ESG era de apenas 47%.

Outro dado apontado pela pesquisa está relacionado à liderança da agenda ESG nas empresas. De acordo com o estudo, 77% acreditam que trata-se de uma responsabilidade da alta gestão, mais precisamente dos CEOs. Outros 67% acreditam se tratar de uma ação de apoio do governo. Em suma, as pessoas que participaram do estudo acreditam que a adoção de práticas de ESG nas empresas depende do engajamento da diretoria, e que essa é uma agenda que deve ser tratada também pelo setor público, via políticas públicas.

No universo corporativo, o sucesso da adoção de práticas sustentáveis está atrelado à capacitação e ao desenvolvimento tanto das lideranças quanto dos colaboradores. Isso foi apontado por 56% das empresas como fator primordial. A importância de integrar a sustentabilidade à estratégia de negócios, também foi considerada como essencial por 48% do público que respondeu a pesquisa. Além disso, a previsão de orçamentos específicos e a alocação de recursos financeiros adequados para viabilizar iniciativas ESG são vistos como determinantes por 47% das organizações.

Metodologia

A Acham realizou a Pesquisa Panorama ESG em parceria com a Humanizadas. Para isso, foram mapeados mais de 680 executivos em todo território nacional, levantando pontos sobre os desafios e as oportunidades da Agenda ESG no Brasil. 

abrao neto esg nas empresas
Abrão Neto (Foto: Matheus Campos/Divulgação)

Para Abrão Neto, CEO da Amcham Brasil, a expansão na adoção de práticas sustentáveis é uma ótima notícia. “Isso reflete o início da integração da agenda ESG aos negócios. Há um amplo espaço para melhoria e evolução, as inovações e as políticas públicas direcionadas ao tema continuam sendo essenciais para aprofundar nosso compromisso e expandir a eficácia das práticas ESG no mercado”, declarou o executivo.