meio ambiente

Brasileiros estão preocupados com o meio ambiente, mas já foram mais

Pesquisa revelou também que conversas com familiares e amigos são a principal fonte de informação sobre o meio ambiente

Redação

em 7 de agosto de 2023


Caiu de 61% para 52% o número de brasileiros que afirmaram que estão muito preocupados com o meio ambiente, no período de novembro de 2022 a janeiro deste ano, segundo o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica). A pesquisa realizada pela entidade revelou também que, para a maioria dos entrevistados, os governos (36%) ou as empresas (32%) são os que têm mais compromisso em encontrar soluções para as questões climáticas, como divulgado no site Agro Digital

O Ipec ainda demonstrou que metade dos brasileiros já votou em algum político pelas suas propostas de defesa do meio ambiente, enquanto apenas 22% disseram saber muito sobre aquecimento global e mudanças climáticas. A maioria respondeu se informar sobre o tema, principalmente, por meio de conversas (79%) com familiares, colegas de trabalho e pessoas próximas. Os sites de internet (70%) também aparecem como veículo de informação, assim como outras redes sociais (66%). 

O número dos entrevistados que afirmou buscar informações pela TV aberta caiu de 62%, em 2021, para 56%, em 2023. Já a parcela dos que recorrem a jornais e revistas foi de 27%. Essa foi a fonte de informação menos citada na pesquisa. 

Mudanças climáticas

meio ambiente

Outro ponto revelado foi que os brasileiros continuam sendo uma das populações com maior grau de consenso sobre as mudanças climáticas. Para 94%, o aquecimento global está acontecendo, ante 96% na pesquisa anterior. Para 74%, atividades humanas causam o fenômeno. Na pesquisa anterior, a proporção era de 77%. E apenas 12% responderam que causas ambientais e naturais causam o evento. A mesma proporção foi registrada nas pesquisas de 2020 e 2021. 

Caiu de 76% para 74% o número de brasileiros que respondeu que há um consenso científico sobre o aquecimento global. Apenas para 17% a ciência não corrobora essa conclusão. E somente 7% afirmaram que a maioria dos estudiosos avaliam que o aquecimento global não está ocorrendo. 

Sobre o tema Amazônia, a pesquisa mostrou que praticamente todos os brasileiros foram impactados por notícias sobre a destruição da região. Do total de entrevistados, 99% disseram ter ouvido falar sobre queimadas e, no tema desmatamento, a principal fonte de informação foi a TV aberta (82%).

Leia também:

Combater o desmatamento ilegal é o primeiro passo para reduzir emissões

Na realização da pesquisa encomendada pelo ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade) pelo terceiro ano consecutivo, foram entrevistados, por telefone, 2.600 pessoas com 18 anos ou mais, entre os dias 25 de novembro de 2022 a 26 de janeiro de 2023. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.