BRF e Marfrig reduzem desperdícios e promovem produção sustentável
Ações de sustentabilidade tem como objetivo mitigar também os efeitos das mudanças climáticas
Em um cenário produtivo de cerca de 160 milhões de toneladas de alimentos por ano, o Brasil desperdiça pelo menos 55 milhões de toneladas a cada doze meses. O dado foi revelado no relatório “Diagnóstico sobre a Fome e o Desperdício de Alimentos no Brasil”. Por isso, empresas como a BRF e a Marfrig estão ampliando suas ações de sustentabilidade, a fim de incentivar a redução de desperdícios.
Segundo o noticiado pelo Valor Econômico, 31,2% das perdas acontecem na etapa de produção, enquanto 19,5% estão relacionadas ao armazenamento e transporte, 14,3%, no varejo; e 13,5%, junto ao consumidor final.

A BRF, proprietárias de marcas como Sadia, Perdigão e Qualy, e sua acionista majoritária, a Marfrig – uma das líderes globais na produção de carne bovina, suína e de aves, e maior produtora de hambúrgueres no mundo – estão apostando no envolvimento das cadeias de produção para torná-las mais sustentáveis.
Para Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade da BRF e da Marfrig, ao promover ações que cuidam dos recursos e reduzem o desperdício, a empresa cria uma cadeia produtiva mais responsável, “respondendo às expectativas de um consumidor cada vez mais preocupado com o impacto de suas decisões de compra no meio ambiente e na sociedade”, contou ao Valor. Para ele, a sustentabilidade deve estar no centro de todas as decisões do grupo, tanto para empresas quanto para consumidores.
Programa Perda Zero para uma produção mais sustentável
O Programa Perda Zero foi criado pela BRF como alternativa para apoiar ações para redução de desperdício na produção. Ele engloba o aproveitamento de alimentos e a conscientização sobre o uso de recursos como água e energia elétrica, entre outros.
As ações da BRF para melhorar a produção ultrapassam os limites físicos da empresa e chegam a toda a cadeia produtiva. Internamente, processos aparentemente simples como a limpeza e secagem de grãos, ajudam no controle de pragas e aumentam a qualidade da produção. A BRF também reduziu perdas no recebimento de commodities, por exemplo.

Já na agropecuária, a empresa acredita na capacitação dos produtores que fornecem para a empresa. Dessa forma, incentivam ações de bem-estar animal e promovem boas práticas de cultivo, manejo de pastos e melhoramento genético. A empresa também acredita em ações de logística, com resultados em mais de 5 mil caminhões monitorados em tempo real, para evitar perdas, principalmente as relacionadas à temperatura das cargas. A ação também visa a prevenção de falhas na operação, o que comprometeria toda a produção.
Na produção de carne bovina da Marfrig, o aproveitamento integral do bovino é uma boa alternativa que a empresa encontrou para evitar o desperdício. “Praticamente todas as partes do animal são utilizadas de forma produtiva. Este cuidado se aplica às carnes para o consumo humano, é claro, mas não só: partes como ossos, gorduras e peles são transformadas em matérias-primas valiosas para diferentes indústrias”, cita o Valor Econômico.
Programa Açougue Mais
Na prática, o programa Açougue Mais está estruturado para oferecer treinamento aos funcionários das lojas de clientes parceiros. O intuito é padronizar processos e procedimentos, incluindo orientações sobre recebimento de mercadorias, limpeza, organização de estoque, manuseio e apresentação de produtos, sempre voltados para a redução das perdas (que acontecem, em maioria, por manuseio incorreto).
“Na BRF e na Marfrig, entendemos que a sustentabilidade é um pilar essencial para o futuro da cadeia de produção de proteína animal. Temos a responsabilidade de adotar práticas que minimizem impactos ambientais e promovam o uso eficiente de recursos. Evitar desperdícios, especialmente de alimentos, é uma prioridade em todas as etapas do processo produtivo”, declarou Pianez.
Para o executivo, investir em novas tecnologias, otimizar processos e conscientizar os colaboradores é fundamental para reduzir perdas e garantir o avanço sustentável do grupo.
Produção sustentável e mitigação climática
A BRF e a Marfrig apostam na produção sustentável também para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Nesse aspecto, seu pilar de sustentabilidade é robusto e exemplo disso é a compra sustentável de bovinos e de grãos, a utilização de energia renovável, agronegócios de baixo carbono e o uso de recursos naturais, incluindo energia limpa a partir de fontes renováveis. A economia circular, com logística reversa e gestão de resíduos também está no rol de ações.
Em 2024, via logística reversa de embalagens recicladas, por exemplo, A BRF conseguiu compensar as emissões de 100% das embalagens pós-consumo da linha Sadia Hot Bowls. Foram recicladas mais de 20 milhões de embalagens. O processo conta com a parceria com a eureciclo.
A Sadia é pioneira na reciclagem total dos potes para a linha de pratos prontos. A Qualy, segue o mesmo caminho com os potes de margarinas e, por isso, as embalagens são feitas de polipropileno, papel cartão e plástico, para serem reaproveitadas por cooperativas de catadores em diversos estados, ajudando a compor a renda de muitas famílias.
Energias renováveis e rastreabilidade

Em termos de energias renováveis, a BRF chegou à marca de que 57% do volume de produção de aves utiliza energia solar fotovoltaica. A nível de comparação, a energia limpa produzida seria suficiente para abastecer uma cidade com cerca de 200 mil habitantes.
Já a rastreabilidade é importante para garantir que os grãos utilizados para produção das rações dos animais e o gado provenham de áreas autorizadas, afastadas de zonas de preservação ambiental ou indígena. Segundo Paulo PIanez, isso eveita contribuir para o desmatamento e suas consequências, como a liberação de gases que intensificam o aquecimento global.
A BRF e a Marfrig já alcançaram 100% de rastreabilidade dos fornecedores diretos de grãos e de gado, usando o monitoramento geoespacial. Na cadeia produtiva, as empresas já conseguem mapear 90% dos fornecedores indiretos de grãos e 79% dos indiretos de bovinos independente da região no Brasil.
Ações Sociais refletem produção sustentável
O Instituto BRF atua em frentes como educação para redução do desperdício de alimentos e o fortalecimento de comunidades locais. Mais de três milhões de pessoas já foram impactadas pela iniciativa que, entre outras frentes, incentiva o empreendedorismo e a transformação de 70 cidades em diferentes pontos do Brasil.
Segundo Raquel Ogando, diretora executiva do instituto BRF, cerca de 1 milhão de pessoas já foram alcançadas com conteúdo de educação. “O fomento à pesquisa também é uma estratégia que tem sido utilizada pelo Instituto. Em parceria com a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, publicamos dois artigos sobre o cenário de perdas e desperdício de alimentos no Brasil”, contou a diretora.
Entre as ações mais recentes do Instituto BFR estão:
- Hackathon para estimular adolescentes e jovens;
- Ação Da Feira ao Prato, em que 20 voluntários de cada unidade produtiva da BRF fazem a mobilização para novas parcerias com feiras livres e mercados de suas regiões, para transformar alimentos que seriam descartados em refeições saudáveis que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social;
- Bancos de alimentos e organizações sociais são beneficiados diretamente, entre eles o Sesc Mesa Brasil, considerado o banco de alimento da rede privada da América Latina, que promove ações de combate à fome e ao desperdício;
- Para reforçar a segurança alimentar de milhares de famílias em todo o Brasil, a empresa destinou até agora mais de 60 toneladas de alimentos para o Mesa Brasil (somente em 2024). O que reafirma o compromisso da empresa com a sustentabilidade de forma ampla contemplando todos os seus pilares (econômico, social e de governança).