pegada de carbono

Calculadora estima pegada de carbono do gado

Ferramenta para cálculo da pegada de carbono na produção de leite foi desenvolvida por startup de MG

Redação

em 16 de agosto de 2024


Uma startup de Minas Gerais, a ESG Pec, desenvolveu uma ferramenta gratuita que permite aos pecuaristas calcular a pegada de carbono de suas atividades na produção de leite. A calculadora, como é popularmente chamada, simula o impacto das alterações em manejos, produtividade e outros recursos. A meta é promover práticas mais sustentáveis na pecuária.

A ferramenta utiliza a metodologia de Análise de Ciclo de Vida, seguindo diretrizes da Federação Internacional do Leite. São consideradas todas as emissões associadas à produção leiteira, incluindo a fermentação entérica dos animais, o manejo de dejetos e as atividades agrícolas. A emissão gerada para a produção dos insumos utilizados, como energia, combustíveis e alimentos, também é contemplada.

Leia também:

Nova técnica mede emissão de metano em reprodutores bovinos 

Com o valor da pegada de carbono em mãos, os produtores de leite podem investir em seus pontos fracos e melhorar seus índices de sustentabilidade, buscando novas formas de reduzir suas emissões sem comprometer eficiência e rentabilidade. Isso porque, segundo a startup, o indicador de carbono está associado à eficiência produtiva e econômica da propriedade, pois estima as emissões em relação ao volume de leite produzido.

Cálculo da pegada de carbono é uma demanda do mercado

A ESG Pec acredita que sua ferramenta pode abrir oportunidades para remuneração baseada em indicadores de sustentabilidade e facilitar o acesso a financiamentos. Em entrevista ao Canal Rural, Bruna Silper, cofundadora da ESG Pec e PhD em Ciência Animal, explicou que a ideia da solução surgiu da demanda da pecuária de leite por práticas regenerativas e sustentáveis. Com a calculadora de carbono, ela acredita que será possível criar um elo entre os consumidores preocupados com a responsabilidade climática, as indústrias lácteas e os produtores que adotam boas práticas.

Leia também:

Carne e leite carbono neutro chegam às mesas brasileiras

Para usar a ferramenta, os produtores podem acessar o site Despertar Regenerativo, realizando um cadastro gratuito. A ESG Pec informa que o portal funciona como uma comunidade para a troca de informações entre produtores e consultores.