business intelligence

Consultoria lança BI gratuito para agro

Plataforma de business intelligence traz informações sobre setor, contribuindo para a tomada de decisão dos produtores

Redação

em 1 de outubro de 2024


Um novo portal de business intelligence (BI) está disponível gratuitamente para produtores rurais que desejam ter mais dados para apoiar a tomada de decisão. Desenvolvido pela consultoria Agroicone, a plataforma deve facilitar o acesso a informações sobre sustentabilidade, políticas públicas e uso da terra, ao agregar em um só lugar dados públicos dispersos em diferentes fontes governamentais.

Disponível no site da consultoria, o recurso traz, por enquanto, dados públicos do Pará e do Mato Grosso, sobre pecuária, silvicultura, desmatamento, entre outras informações. Na plataforma, é possível saber, por exemplo, quantas cabeças de gado existem em cada município mapeado. Os dados são do site EAE Máquinas.

A Agroicone destaca o impacto que a plataforma de business intelligence pode vir a ter para incentivar iniciativas sustentáveis. Além dos dados de desmatamento, o portal apresenta informações sobre uso e cobertura de solo, Código Florestal e irrigação, oferecendo uma visão integrada desses aspectos.

Outro ponto forte são os resultados detalhados da metodologia da empresa para rastreamento do crédito rural no âmbito do Plano Safra, com foco na sustentabilidade das operações.

Tecnologia em prol do meio ambiente

business intelligence

A plataforma também pode ser um passo importante para democratizar o acesso a informações estratégicas, na opinião de sua desenvolvedora. A consultoria tem uma visão de transformação sustentável para o agronegócio brasileiro, a partir da inovação.

Um estudo deste ano do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a tecnologia tem ajudado os produtores rurais a diminuírem o impacto ambiental. Segundo a pesquisa, a agropecuária brasileira conseguiu aumentar sua produção, sem a necessidade de expandir as áreas plantadas e de pastagens.

O Brasil poupou 43,2% do seu território com o uso de tecnologia entre 1990 e 2020. O índice fica bem acima de outros países, como Espanha (20,4%) e Estados Unidos (8,9%).

A pesquisa ainda mostra que o País atingiu 5% de redução anual média de emissões de gases de efeito estufa desde o início dos anos 2000. Essa queda foi ainda mais proeminente na última década, tendo uma taxa de decrescimento de 12%. O valor foi bastante superior à média mundial, igual a 1%.