angus parceria

Inovação na pecuária: criadores de Angus criam parceria com Sebrae/PR

Com o apoio de tecnologia, parceria permitirá que pequenos produtores se tornem mais competitivos no mercado internacional

Redação

em 14 de agosto de 2024


Uma parceria que beneficiará diretamente 22 municípios do estado do Paraná foi assinada, recentemente, com o objetivo de agregar ainda mais inovação e tecnologia na pecuária paranaense. O Núcleo de Criadores da Raça Angus do Oeste do estado e o Sebrae/PR firmaram um acordo que tem como objetivo impulsionar a produção de animais da raça em todo o estado. 

Para Caren Santos, coordenadora de Agronegócio do Sebrae/PR, além de promover a inovação na pecuária paranaense, a adoção de novas e avançadas tecnologias deve impactar, também, na produtividade e na qualidade da carne.

“Um dos segmentos prioritários da estratégia de atuação do Sebrae/PR, no setor do agronegócio, é a proteína animal, e a carne bovina de corte é um dos produtos diferenciados que queremos destacar no mercado. Dessa forma, essa parceria busca fomentar a inovação no segmento e estimular o associativismo entre os criadores da raça Angus do Paraná”, justificou a especialista.

Parceria entre Sebrae/PR e criadores de Angus

angus parceria sebrae e criadores
Assinatura do convênio aconteceu na sede do Sebrae/PR, em Curitiba (Foto: Eduardo Pereira/Agência Sebrae de Notícias)

O Sebrae/PR oferecerá assessoria em serviços técnicos, por meio do programa de estímulo à inovação – Sebraetec. A ideia é aplicar o uso da tecnologia de ultrassonografia de carcaça e a avaliação genômica, para que se melhore o processo de criação do gado. 

Esse processo, como um todo, contará com o apoio do Núcleo de Criadores de Angus, para mobilização dos criadores do Paraná.

De acordo com Agassiz Linhares Neto, presidente do Núcleo de Criadores de Angus do Oeste do Paraná, trata-se de uma importante parceria que impulsionará a produção, via melhoramento genético do rebanho bovino paranaense. Segundo ele, a ação permitirá que os produtores aumentem a eficiência na conversão alimentar e na qualidade da carne produzida, o que elevaria o padrão de produção para algo similar aos níveis dos Estados Unidos.

“É uma parceria que permitirá, também, que os pequenos produtores acessem tecnologias avançadas, tornando-os competitivos no mercado internacional e melhorando a rentabilidade da produção”.

Para Norberto Ortigara, secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, a saúde do rebanho paranaense também é motivo de orgulho para o Paraná. 

“A sanidade de nossos rebanhos é primorosa e o mundo está percebendo isso. Temos recebido missões de vários países, inclusive mexicanos e chineses, o que tende a ampliar as relações comerciais. É resultado da luta de muitos anos, que foi coroada principalmente com o certificado de livre de febre aftosa sem vacinação, o que mostrou que a cara de nossa produção é e será sempre limpa”, justificou.