Fazenda aumenta produção com tecnologia de gestão
Referência nacional, a propriedade entrega em média 33,4 litros por animal, diariamente
Referência na produção nacional de leite, com média de 33,4 litros por dia por animal, a Fazenda Pavana também se destaca pelo uso de tecnologia. Localizada em Perdizes (MG), a empresa adotou um sistema de gestão para dar conta de controlar o gado e garantir o sucesso do volume entregue.
O proprietário da Fazenda Pavana, Paulo Victor Machado, diz que o uso da ferramenta de gestão é fundamental para o desempenho do seu negócio. Dados do site Rumina indicam que o sistema trouxe visibilidade sobre a produção da fazenda e ampliou as possibilidades de negócio.
Leia também:
Conheça a Cowmed, agritech de monitoramento que traduz o estado real do gado
O primeiro ponto de sucesso foi a liderança do Perfil Racial na última edição do RÚMIScore – evolução do Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB), criado em 2018 e construído a partir de uma base de informações provenientes de mais de 1 mil fazendas de todo o Brasil que utilizam o software de gestão existente há 16 anos.

O índice é o maior benchmarking do mundo para pecuária de leite. Possui 13 indicadores de desempenho nas áreas de reprodução, sanidade, criação, produção e sustentabilidade, que compõem a nota dada para cada fazenda, a qual varia de 0 a 10, e foi validado pela empresa europeia IMPACT FORECAST.
O Perfil Racial 3 é para raças com padrão genético até 75% europeu e a primeira posição nessa categoria é uma marca para a Fazenda Pavana. A empresa destaca que a conquista reflete o sucesso do trabalho e da boa execução dos processos dentro da porteira.
Fundada em 1951, a Fazenda Pavana conta com cerca de 400 hectares entre área própria e arrendada (150 para a pecuária leiteira e 250 para agricultura). Os 1 mil animais são divididos entre as raças Girolando e Gir Leiteiro.