Mato Grosso receberá reunião do G20 para discutir segurança alimentar
Na oportunidade estarão reunidos representantes das maiores economias do mundo
O Grupo de Trabalho da Agricultura do G20 se reunirá entre os dias 10 e 14 de setembro, na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, para discutir o futuro da segurança alimentar global. Na oportunidade, estarão reunidos líderes das maiores economias do mundo. Na pauta ainda estarão temas como agricultura sustentável e mudanças climáticas.
Leia também:
COP30 deve destacar papel do Brasil na segurança alimentar
O Estado do Mato Grosso é reconhecido internacionalmente como o maior produtor de grãos e carne bovina do Brasil, por isso foi escolhido para sediar a etapa do encontro. A proposta do Brasil, enquanto presidente do G20, é proporcionar debates enriquecedores para os grupos de trabalho e, por isso, segundo a organização, aproximar a delegação dos pequenos produtores é interessante para o grupo.
Sustentabilidade
A sustentabilidade dos sistemas agroalimentares, assim como a importância da agricultura familiar e a participação da comunidade, é uma das linhas que o Brasil pretende enaltecer durante a passagem do G20 pelo Mato Grosso. Outro ponto alto do evento será a discussão sobre o comércio justo, na tentativa de garantir a segurança alimentar.
Leia também:
Segurança alimentar: América Latina vive um momento de crise ou de oportunidade?
Segundo a RD News, o grupo ainda pretende reconhecer a contribuição de indígenas e pequenos produtores na elaboração de sistemas alimentares mais saudáveis e inclusivos.
Para Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária, o encontro do G20 no Mato Grosso deve fortalecer o grupo e ainda pode gerar novas oportunidades de negócios. “Será um grande evento, que trará negócios, gerando emprego e crescimento econômico para o nosso país”, afirmou. Segundo Fávaro, também será importante para o Brasil mostrar a força sustentável do agronegócio brasileiro.
Desde que o GT Agricultura do G20 foi criado, em 2011, atua para reduzir a volatilidade dos preços dos alimentos. A cooperação internacional também está entre as pautas do grupo de trabalho do G20.
O Brasil permanecerá na presidência do G20 até 30 de novembro de 2024.