Ovos são preferência nacional
A alta qualidade nutricional e o bem-estar animal conquistaram a população tornando o ovo um alimento supersaudável e o “novo queridinho” do brasileiro
O setor brasileiro de ovos está a todo vapor. A estimativa é de um crescimento substancial em 2025, com projeções indicando aumentos tanto no consumo quanto na produção. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), o Brasil deve produzir, ainda em 2025, pelo menos 3,94 bilhões de dúzias de ovos, pontuando que o consumo que pode chegar a 265 ovos por pessoa ao ano. As exportações também devem aumentar. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) o índice deve atingir a marca das 22 mil toneladas de ovos, um aumento de 10% no comparativo com 2024. O alimento, cada vez mais, faz parte da alimentação.
O fato de o Brasil ser reconhecido como um país livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), reforça sua posição global como fornecedor confiável e seguro, especialmente frente às doenças registradas em outros países.
Segundo noticiado pela Band, um aspecto relevante para o setor avícola é a previsão de incremento na oferta interna de milho e de farelo de soja, insumos que são fundamentais para a produção. Esse cenário pode contribuir para a contenção de custos, o que, por sua vez, pode estabilizar os preços dos ovos e favorecer a rentabilidade dos produtores. Entretanto, é essencial que a expansão das granjas seja equilibrada com a capacidade de absorção do mercado interno, a fim de evitar a desvalorização dos preços, situação já observada em 2024.
Brasileiro tem simpatia por ovos?

Para André Carvalho, diretor de marketing e inovação da Mantiqueira Brasil, uma das maiores empresas produtoras de ovos da América do Sul, com sede no Brasil, a resposta é sim, e isso se deve ao conhecimento do consumidor sobre a cadeia produtiva, além de ser uma proteína completa e de valor acessível.
A produção de ovos cresceu 4,46% ao ano no Brasil nos últimos 10 anos (dados da ABPA). Segundo Carvalho, a tendência é que esse movimento crescente continue.
De acordo com ele, a Mantiqueira Brasil está ampliando a produção de ovos de galinhas livres em unidades de São Paulo, Santa Catarina e Goiás. “Há uma demanda crescente por produtos que estão alinhados ao bem-estar animal. Além disso, estamos focados em conscientizar o consumidor sobre os benefícios dos ovos para a saúde e valorizá-los como proteínas de alta qualidade com preço acessível”, completou.
O mercado exterior também acompanha os benefícios dos ovos. Estima-se um aumento de 10% nas exportações, ainda em 2025. “Com essa demanda, adaptamos nossa produção e conquistamos certificações internacionais, como a International Featured Standard (IFS Food) para ovos in natura e a Food Safety System Certification 22000 (FSSC 22000) da indústria de ovos pasteurizados Eggscelente. Elas reforçam nossa capacidade de atender às exigências do mercado internacional com qualidade e eficiência”, justificou Carvalho.
Com a onda fitness, o ovo ficou ainda mais em alta e passou a ser tratado como aliado no fornecimento de proteína de qualidade a um preço justo.
Tecnologia e inovação no mercado de ovos
A automatização é um caminho sem volta também na produção de ovos. “Diria até ser uma tendência-chave, com investimentos em tecnologias avançadas de países como a Alemanha”. Carvalho explica que essa nova fase tecnológica envolve equipamentos que garantem biosseguridade e, além disso, “são processos que asseguram que o consumidor seja o primeiro a manusear os ovos”.
Um processo que inova também na parte de logística, com soluções que aumentam a eficiência operacional, mas não abandonam processos que garantem a qualidade e o frescor dos ovos até chegar ao consumidor final.