Plataforma da Embrapa centraliza dados de pecuária bovina
Informações nacionais e internacionais estão disponíveis na nova ferramenta lançada pelo Centro de Inteligência da Carne Bovina (CiCarne)
A dispersão de dados da pecuária bovina nacional e internacional está sendo superada pela iniciativa do Centro de Inteligência da Carne Bovina (CiCarne), da Embrapa Gado de Corte (MS). A instituição disponibiliza agora a plataforma digital que reúne informações locais e internacionais, facilitando a vida dos empreendedores do setor, pesquisadores e investidores, entre outros.
A iniciativa junta base de dados de referência, inclusive internacionais. De acordo com nota do Canal Rural, as informações incluem as de portais como da BM&FBovespa, Serviço de Inspeção Federal (SIF), Abras Brasil, Instituto de Economia Agrícola (IEA), IpeaData, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Master IAG USP.
No caso do cenário internacional, as informações são de instituições como a International Labour Organization (ILO), USDA National Agricultural Statistics Service (USDA NASS), Beef + Lamb New Zealand, Rapid Alert System for Food and Feed (RASFF) e UNdata.
De acordo com o CiCarne, as informações disponíveis são atuais e envolvem, inclusive, os dados de séries de estudos anuais, o que permite o acompanhamento de tendências de mercado. A plataforma também oferece acesso a materiais como a 67ª edição do Boletim CiCarne, que traduz o conhecimento científico em temas estratégicos para a competitividade da cadeia. Artigos técnicos também fazem parte do acervo, o que facilita a criação de documentos de maior densidade.
O conhecimento acumulado do Cicarne permitiu, ainda, que a plataforma oferecesse painéis temáticos que refletem a evolução da pecuária de corte brasileira. Com design alinhado às novas tendências, há dados sobre as megatendências para 2040, estabelecimentos, rebanhos, abates, oferta e demanda. Segundo o centro, isso foi possível em função de parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o governo do estado de Mato Grosso do Sul.
De acordo com a agência da EBC, em breve o CiCarne disponibilizará informações em painéis sobre as emissões de gases de efeito estufa (GEE) pela bovinocultura de corte e o uso da mudança da terra no Mato Grosso do Sul, fruto de um projeto de pesquisa da Embrapa, financiado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).