Imagem gerada por Inteligência Artificial
crédito rural tokens
Imagem gerada por Inteligência Artificial

Revolução no crédito rural: bovinos são transformados em tokens

Blockchain e IoT chegam ao agro para transformar animais em garantias financeiras, facilitando o crédito ao produtor rural no Brasil

Redação

em 13 de fevereiro de 2025


Uma startup gaúcha está impactando positivamente o mercado com sua inovação. Recentemente, a Simple Token uniu as tecnologias de blockchain e Internet das Coisas (IoT) para facilitar o acesso ao crédito no agronegócio. Na prática, a startup começou o processo de tokenização com um bovino do rebanho da  Fazenda Capão da Imbuia, em Carambeí, Paraná. Valda, como ficou conhecida, é foi a primeira bovina tokenizada no Brasil. 

E assim começou uma verdadeira revolução no acesso ao crédito rural, com animais sendo utilizados como garantia para as operações financeiras das fazendas.

Valda se tornou sinônimo de inovação no campo. Ela divide o pasto com outras 500 fêmeas holandesas e, juntas, produzem cerca de 18 mil litros de leite por dia.

De acordo com a startup, o desafio do crédito foi enfrentado com o auxílio da tecnologia. O rebanho foi monitorado, em termos de saúde e bem-estar animal, em tempo real, com o apoio da agritech CowMed, via coleiras em todo o rebanho.

A solução da Simple Token utiliza tokenização para transformar ativos físicos (o rebanho) em garantias digitais seguras. O movimento reduz consideravelmente os riscos nas operações financeiras, uma vez que o gado é monitorado em tempo real.

Tokenização: bovinos são transformados em moedas digitais

Luiz Caldas Milano Junior é cofundador e diretor comercial da Simple Token. Segundo ele, a startup surgiu com a ideia de solucionar a falta de garantias confiáveis para os produtores rurais. Ele, que é formado em direito, utilizou sua experiência em gestão corporativa para o desenvolvimento e a criação do sistema que não só beneficia os produtores, mas também assegura os credores.

“Com a tokenização e o monitoramento em tempo real, estamos promovendo uma transformação no crédito rural, oferecendo mais segurança e confiança nas transações financeiras”, destacou o empresário. 

Regulamentação 

A regulamentação ainda é recente. O projeto de Lei 3019/2023 permitiu o uso de animais como garantia financeira. Foi justamente o que abriu o caminho para as novas tecnologias como a da Simple Token.

Bancos e outras instituições financeiras, além de cooperativas, já estão vislumbrando o modelo de eficiência no novo momento do crédito rural no Brasil.