poluicao pecuaria

UE pode ampliar regras para redução da poluição na pecuária 

Até o final de 2026, a região avaliará emissões provenientes da criação de gado bovino, inclusive com cláusula de reciprocidade para exportadores

Redação

em 9 de julho de 2024


A União Europeia (UE) quer reduzir a poluição proveniente da indústria e pecuária e deve implementar uma série de ações para isso. De forma geral, as iniciativas para todos os setores incluem a adoção de níveis de emissões mais rigorosos e regras para reduzir a poluição do ar, da água e do solo. As informações são do Parlamento Europeu. No caso do gado bovino, o assunto será tema da Comissão Europeia somente em 2026.

Segundo a agência de notícias da instituição, os legisladores concordaram em ampliar as medidas da Diretiva de Emissões Industriais (DEI) para as explorações de suinocultura com mais de 350 animais. Estão excluídas as explorações que criam suínos de forma extensiva ou biológica, e não confinados durante um período significativo de tempo num ano. No caso das aves, a diretiva aplica-se às explorações com galinhas poedeiras com mais de 300 animais e às explorações com frangos de carne com mais de 280. Para fazendas de criação de suínos e aves, o limite será de 380.

Até o final de 2026, a Comissão Europeia avaliará se há necessidade de abordar melhor as emissões provenientes da criação de gado bovino, e avaliará uma cláusula de reciprocidade para garantir que os produtores fora da União Europeia cumpram requisitos semelhantes aos das regras da UE quando exportam para a região.

A DEI é o principal instrumento da UE que regula a poluição do ar, da água e do solo proveniente de instalações industriais, incluindo explorações pecuárias intensivas. O órgão regula também a geração de resíduos, o uso de matérias-primas, a eficiência energética, o ruído e a prevenção de acidentes.

Com a revisão da diretiva, as novas regras também serão mais restritas para combater a escassez de água. Da mesma forma, as metas de desempenho ambiental serão obrigatórias para o consumo de água. No caso dos resíduos, os objetivos de eficiência dos recursos, eficiência energética e a utilização de matérias-primas estarão dentro de um determinado intervalo.