agricultura biodinamica

Agricultura biodinâmica pode combinar menor custo e maior valor

Misto de agricultura ecológica e orgânica, prática começa a ser conhecida no Brasil.

Redação

em 7 de junho de 2023


Ainda pouco conhecida, a agricultura biodinâmica tem características peculiares, segundo a Embrapa. Trata-se de uma produção de base ecológica, que adota preparados biodinâmicos, utilizando princípios da homeopatia, e acompanha o calendário astronômico, ou seja, dá uma atenção especial às fases da lua, entre outros fatores.

A prática combina elementos de agricultura ecológica e orgânica. O interessante desse tipo de cultura é que os custos de produção podem ser menores, mas os produtos têm um valor de mercado maior do que os convencionais.

Cultivo de spirulina é exemplo de agricultura biodinâmica

No Brasil, um exemplo de agricultura biodinâmica é a produção de spirulina, uma microalga com mais de 50 nutrientes na Fazenda Tamanduá, em Santa Terezinha, no sertão da Paraíba. A iniciativa foi tema de uma reportagem do site Globo Rural, mostrando curiosidades como o uso de estercos enterrados por meses em chifre de vaca e a produção guiada pelas fases da lua.

Foto: Reprodução/ Fazenda Tamanduá 

De acordo com a reportagem, a spirulina é apontada como o alimento do milênio pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem benefícios que incluem desde a capacidade de controlar a glicemia até reduzir a fração ruim do colesterol.

Leia também: Agricultura regenerativa ajuda a descarbonizar a indústria de alimentos

Fora do Brasil, a agricultura biodinâmica tem ganhado espaço. É o caso da Espanha, onde já existem mais de 400 produtores agrícolas e pecuaristas certificados pela Demeter-Espanha, entidade especializada no tema. Desse grupo, mais de 75% são produtores de frutas e vegetais.

Segundo os especialistas espanhóis, a agricultura biodinâmica pode ser considerada uma agricultura orgânica avançada. O produtor precisa ter um forte respeito ao meio ambiente, além de se capacitar para entrar nessa disciplina agrícola. É uma forma de agricultura praticada há quase um século, seguindo as palestras proferidas pelo alemão Rudolf Steiner na década de 1920.