ia pecuaria

7 usos da IA na pecuária para otimizar criação de gado 

Especialistas apontam onde e quais são os benefícios do uso da IA na pecuária. Dispositivos vestíveis e monitoramentos estão entre eles

Redação

em 17 de junho de 2024


A aplicação de recursos de inteligência artificial (IA) tem exemplos concretos na nutrição animal, segundo artigo do site Your Story. Os exemplos incluem casos reais em vários países, como as coleiras alimentadas por IA, que monitoram as emissões de metano dos animais na Nova Zelândia. Outro uso atual acontece nos Estados Unidos, onde a tecnologia vem sendo empregada para analisar dados do solo e recomendar o uso otimizado de fertilizantes. 

Para facilitar o entendimento do assunto, destacamos sete dicas de uso de IA na pecuária, de acordo com o Your Story. Veja:

ia pecuaria

Coleta e análise de dados

Sensores usados ​​por bovinos podem capturar dados em tempo real sobre níveis de atividade, frequência cardíaca, frequência respiratória e consumo de ração. Além disso, a integração de dados meteorológicos, análise de composição alimentar e registros históricos de desempenho pode ser feita para gerar mais inteligência para a gestão do produtor. 

Modelagem para nutrição

Algoritmos avançados de IA analisam o grande volume de dados para desenvolver planos de alimentação personalizados. Os modelos de aprendizado de máquina (machine learning) podem prever as necessidades nutricionais individuais com base em vários fatores, permitindo ajustes dinâmicos nas rações, otimizando a absorção de nutrientes e evitando a superalimentação. 

Sensores vestíveis e dispositivos IoT

Coleiras e brincos equipados com sensores de internet das coisas (IoT) monitoram continuamente sinais vitais como temperatura, frequência cardíaca e padrões de movimento. Os algoritmos de IA analisam esses dados para identificar desvios dos intervalos normais, potencialmente indicando doenças. 

Som e imagem como indicadores de saúde

Os sistemas de IA podem analisar imagens e gravações de áudio do comportamento, vocalizações e condição corporal do gado para detectar mudanças sutis indicativas de problemas de saúde. A detecção precoce permite uma intervenção imediata, minimizando a propagação de doenças e melhorando o bem-estar animal. 

Prevenção de doenças com IA na pecuária

Ao analisar dados históricos e tendências atuais, a IA pode prever surtos de doenças. Isto permite medidas proativas, como vacinações direcionadas e ajustes ambientais, prevenindo epidemias e salvaguardando a saúde do rebanho. Animais saudáveis ​​são mais produtivos. A monitorização da saúde alimentada pela IA leva a intervenções oportunas, reduzindo a morbilidade e a mortalidade e, em última análise, aumentando a produção de leite e carne.

Pastoreio de precisão

A análise de imagens alimentada por IA na pecuária otimiza o manejo das pastagens, garantindo o pastoreio rotativo para evitar o sobrepastoreio e apoiar um sequestro de carbono do solo mais saudável. A irrigação de precisão, baseada em dados de umidade do solo em tempo real, minimiza o desperdício de água e promove a gestão sustentável dos recursos.

IA na pecuária otimiza gestão de recursos e sustentabilidade

A IA analisa a composição do estrume e os fatores ambientais para sugerir métodos de tratamento ideais, reduzindo as emissões de metano e gerando biofertilizantes valiosos. A otimização logística baseada em IA minimiza as emissões de transporte associadas à entrega de ração e ao transporte de animais.