brinquedos suinos

“Brinquedos” acalmam suínos em granjas  

Borrachas e troncos de madeira podem estimular comportamentos naturais em suínos

Redação

em 22 de março de 2023


De acordo com pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves, elementos de enriquecimento ambiental, como correntes na parede, peças de borracha e troncos de madeira, podem estimular comportamentos naturais em suínos criados em granja. Ou seja, esses “brinquedos” incentivariam os animais a fuçar e brincar, ajudando a criar laços com o grupo. A prática ajudaria a evitar o estresse e os comportamentos associados a ele, o que inclui o ranger de dentes. 

E ainda mais: os brinquedos também contribuem para evitar perdas de produtividade geradas por comportamentos agressivos. O novo recurso da suinocultura faz parte da segunda onda de bem-estar animal nesse tipo de produção. A primeira onda tratou de ambiente confortável, limpeza, transporte e tratamento humanitários, segundo a Embrapa. Agora, os pesquisadores brasileiros adaptam práticas europeias de bem-estar na suinocultura às condições locais.

Brinquedos trazem conforto aos suínos

“Brinquedo é como são chamados elementos colocados nas baias com a intenção de permitir que esses animais expressem comportamentos naturais, iguais aos que eles teriam se estivessem soltos na natureza”, explica o pesquisador Osmar Dalla Costa, da Embrapa Suínos e Aves.

Aliás, qualquer modificação que aumente o conforto do ambiente pode ser vista como uma ação de enriquecimento ambiental na avaliação da Embrapa. Entretanto, na maior parte das vezes, o termo se refere ao acréscimo de objetos pendurados em algum ponto das instalações ou soltos no ambiente e que permitem ou estimulem os suínos a desenvolver comportamentos naturais.

A introdução de “brinquedos” para os suínos também é respaldada pela instrução normativa número 13 (IN 13), publicada pelo Ministério da Agricultura em dezembro de 2020, que estabeleceu as boas práticas de manejo e bem-estar animal nas granjas de suínos de criação comercial.