tecnologias produtores

Conheça 5 novas tecnologias para produtores de carne bovina

Startups entram no mercado para otimizar o manejo de rebanhos bovinos por meio de tecnologias digitais

Redação

em 18 de junho de 2024


Startups e empresas já consolidadas estão desenvolvendo novas tecnologias capazes de dar aquela “ajudinha” ao produtor rural e à qualidade de suas produções em prol da eficiência das fazendas e de toda a sociedade consumidora. Em muitos casos, o que até ontem era feito de forma manual, exigindo tempo e uma grande equipe mobilizada, agora contam com a otimização da tecnologia. Inovações emergentes, como o monitoramento da saúde do rebanho, a otimização da reprodução bovina e a transparência dos processos com a rastreabilidade, estão reconstruindo a confiança do consumidor. 

Nesse sentido, o Portal americano Successful Farming, elencou as novas tecnologias que podem ajudar  o produtor rural nesse novo momento do agronegócio e o Prato do Amanhã elencou cinco delas com apelo para o público brasileiro. Acompanhe: 

1. Cerca invisível para vacas

Imagine um cenário no qual os animais são mantidos dentro de um determinado limite estabelecido virtualmente, definido pelo produtor? Adicione a isso coordenadas GPS que são estabelecidas direto da propriedade rural. Essa é a proposta da Corral Technologies, startup fundada em 2020 que consegue manter a criação dentro de um limite virtual estabelecido. Na prática, os bovinos usam uma coleira para rastreamento por GPS e que também fornecem estímulos para ajudar a mantê-las dentro do limite virtual projetado. 

tecnologias produtores
Foto: Reprodução/Corral Technologies via Facebook

De acordo com a startup, os animais são treinados durante cinco dias. Em caso de fuga, a própria coleira emite um alarme seguido de um estímulo para guiá-la de volta para dentro do perímetro. Dessa forma, os produtores podem, além de controlar o rebanho, fazer todo o rastreamento através das coleiras. A empresa ainda conta com um software de apoio que pode ser acessado via smartphone, tablet ou computador.  

2. Plataforma inclusiva de alimentação bovina 

tecnologias produtores
Foto: Reprodução/AgResult via Facebook

O AgResult tem como propósito oferecer uma solução completa, inclusive com software, para gerenciamento de gado. Ele foi projetado especificamente para atender pecuaristas que trabalham com gado de engorda. Nesse sentido, a plataforma oferece funcionalidades como a organização de rações e a gestão contábil do estoque.

A ideia é que o produtor tenha uma visão detalhada e em tempo real de informações como o controle de estoque de ração, os custos por quilo de grão, e ganho médio diário, entre outros.

A ferramenta também está disponível tanto para smartphones quanto para tablets e computadores. A proposta da AgResult é facilitar o acesso do produtor às informações básicas, independentemente de onde ele esteja. 

3. Verificação de alimentos para ajudar a construir a confiança do consumidor 

tecnologias produtores
Foto: Reprodução/Where Food Comes From via Facebook

A Where Food Comes From (WFCF) Inc. é uma empresa independente de verificação terceirizada. Hoje ela atende mais de 15 mil agricultores, processadores, varejistas e marcas de consumo na construção da confiança dos consumidores. Ou seja, a WFCF faz a auditoria das declarações de marketing usando os Programas de Processo Verificado do USDA e outros exigidos pelo mercado. A proposta é certificar as empresas sobre o bem-estar animal e sobre e ações de gestão ambiental, além da sustentabilidade de toda a cadeia de fornecedores. 

A WCFF também usa SunHarvest, plataforma personalizada que dá acesso às métricas, além de criar o Passport Traceability, capaz de fazer o rastreamento.

4. Ingestão de água do rebanho 

Foto: Reprodução/Ranchbot via Site

A Ranchbot, que foi lançada no início de 2024, chegou ao mercado para monitorar a ingestão de água dos rebanhos bovinos. O primeiro acompanhamento é sobre os reservatórios. Com sensores instalados neles, a empresa consegue medir a quantidade exata de água que o gado consome. 

As métricas podem ser acompanhadas em tempo real, via painel de controle. Tanto os sensores quanto o software operam em locais remotos e com baixa conectividade (mas dependem de internet via satélite). 

5. Marcas auriculares para monitoramento do desempenho do touro

Foto: Reprodução/701x via Site

Monitorar a saúde dos touros ainda é um desafio para muitas fazendas. Neste cenário surgiu o 701x – software Autonomous Rancher da XTpro, que faz a coleta de dados desses animais via GPS. Uma vez coletado, o dado é enviado para o software que atualiza o aplicativo Autonomous Rancher em tempo real.

A plataforma emite alertas para os celulares cadastrados caso algum touro monitorado não apresente movimento por um determinado período de tempo. Outro alerta é emitido quando o animal atinge alta velocidade (acima de 46 km/h). A plataforma também conta com um algoritmo que identifica os touros mais proativos.