aplicativos pasto

4 aplicativos para ajudar a desenvolver o planejamento forrageiro

Aplicativos para pasto prometem ser os melhores amigos de quem precisa gerenciar o local onde o gado deve ficar

Redação

em 11 de julho de 2022


Gerenciar a quantidade de alimentos dos animais é um grande desafio para os fazendeiros. Afinal, o pasto pode ser abundante, mas não cresce o ano inteiro e pode ser danificado caso seja consumido em demasia. Para resolver a questão, é indicado que se faça um planejamento forrageiro. E ele tem uma série de etapas, mas a principal é combinar demanda por alimento e a estacionalidade da produção de capim. 

Como quase tudo no dia a dia dos negócios, a tecnologia pode agilizar esse processo. E, para mostrar que o pasto também  é lugar de se usar aplicativos e o digital, o Prato do Amanhã preparou uma lista com as quatro principais aplicações para se fazer um planejamento forrageiro com inteligência e qualidade

Agriwebb

Este aplicativo permite acompanhar os dias de animais por acre em um pasto, juntamente com o tempo de descanso e recuperação para cada área. É preciso inserir os dados para começar, mas o aplicativo fornece um mapa que mostra quantos dias de recuperação por pasto. Na visualização, por cores, é possível entender quais áreas precisam ser recuperadas e quando. As dicas visuais são o ponto alto do aplicativo, principalmente para áreas grandes, e é possível ver um “mapa de calor” de quando é preciso rotacionar o pasto.

PastureMap

O app permite rastrear várias espécies e vários tipos de gado usando cores. Cada cor representa um animal diferente. Além disso, é possível subdividir as pastagens e armazenar as informações de cada uma. O aplicativo ajuda a prever a rotação do pasto com base em estimativas visuais de suas aparas, alocação de forragem para o rebanho e quantidade de dias desejados para que o gado permaneça no pasto. Em seguida, agenda-se o próximo movimento e o aplicativo envia um alerta como lembrete. 

MaiaGrazing

O aplicativo de pastoreiro exibe gráficos com dados históricos do pasto. É possível usá-lo para criar um plano de manejo de pastagem atual ou futuro. Em vez de passar por cada pasto individualmente, basta abrir o gráfico e ver onde se estava em um pasto na mesma época do ano passado. O aplicativo também oferece um detalhamento do pasto, incluindo dias de animais por acre, quantos dias de pasto naquele ano e tempo médio de recuperação ou períodos de descanso antes de voltar a um pasto.

PictureThis

Esse app serve tanto para fazendeiros quanto para aqueles que querem criar plantas em casa. Isso porque ele consegue identificar plantas e indicar como lidar com elas. No caso de quem cuida do pasto, é um app importante para descobrir se há ervas daninhas, insetos ou pragas na área. Quando bem utilizado, o aplicativo serve como base para a diversificação das folhagens nos pastos, o que é essencial para a nutrição completa do gado.