seguranca no manuseio do gado

5 maneiras de manter a segurança no manuseio do gado

Dicas para lidar com o gado para diminuir o risco e manter o bom convívio com os animais

Redação

em 25 de abril de 2022


Mesmo aqueles que trabalham com gado há muito tempo sabem que as chances de acidentes nunca são zero quando se tratam de animais com peso próximo a 700 quilos. Por isso, reunimos estas dicas de segurança no manuseio do gado em prol do dia a dia dos trabalhadores e também dos animais. “Muitas vezes, conseguimos prevenir acidentes apenas ao saber como uma vaca se comporta naturalmente”, pontuou a especialista da Cornell Cooperative Extension, Libby, Eiholzer, em entrevista ao Successful Farming. Ela listou dicas nesse sentido, e as trazemos a seguir:

Atenção ao som e à visão

O gado tem uma audição mais aguçada que os humanos e barulhos podem ser surpreendentes para eles. E essa surpresa pode resultar em reações agressivas.  Além de evitar barulhos, também é preciso estar de olho no que os animais enxergam. Por ter uma percepção de profundidade ruim, o gado pode ficar mais nervoso no escuro ou ao redor de sombras de objetos estranhos. Mudanças na iluminação podem torná-los mais hesitantes.

Alerta com touros

Os currais que têm touros devem ser bem sinalizados, principalmente nas saídas e é indicado que as pessoas ao redor sempre acompanhem o animal visualmente. Nesse sentido, usar um sino no touro pode ajudar a localizá-lo, mesmo que ele esteja em grupo. Toda atenção é pouca na lida com esses animais, principalmente para os seus sinais de agressividade, como abaixar a cabeça ou arquear as costas. Caso isso aconteça, a dica de Libby é: saia devagar, com calma, mantendo o touro à vista.

Bons hábitos desde bezerros

É importante que o treinamento para os bons hábitos comece com eles ainda bezerros. “Não lhes ensine maus hábitos”, disse Libby. Ao trabalhar com bezerros jovens, tenha cuidado com as mães, já que o instinto das vacas é atacar quando sente que seus filhotes estão em perigo. Outro ponto a se observar é não ensinar os bezerros a perseguir ou atacar de brincadeira. 

Evite andar no meio (e também nas pontas)

Ao trabalhar em um grupo de animais, evite andar no meio, onde é mais provável que você seja chutado ou pisoteado acidentalmente. No entanto, não se coloque em uma situação em que você possa ser facilmente preso por portões ou portas. Segure os portões pela lateral para que você possa sair rapidamente do caminho, se necessário. 

Mantenha uma rotina

O gado gosta de rotina, diz Libby. Como gerente de fazenda, é importante manter as coisas consistentes turno a turno, preferivelmente nos mesmos horários. Os animais têm boa memória e conseguem se lembrar de experiências ruins, o que pode ser um gatilho para o medo e a consequente ação de agressividade, como pontuado no primeiro item.