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Agronegócio ganha com eletrificação de equipamentos

Tecnologias envolvem de caminhões a tratores e colheitadeiras, e pode reduzir custos operacionais, além dos benefícios ambientais

Redação

em 18 de outubro de 2023


As frotas de equipamentos usados na agricultura estão ganhando um perfil diferente com a eletrificação. Na prática, estamos falando da entrada de tratores e caminhões elétricos, entre outros veículos. Menos poluentes e energeticamente eficientes, os equipamentos pesados podem incluir ainda picapes de médio porte e até colheitadeiras. Para alguns técnicos do mercado estaríamos vivendo uma revolução silenciosa das frotas elétricas no setor agropecuário. Ou seja, a eletrificação do campo veio para ficar.

Entre as principais vantagens do uso de veículos elétricos no campo está na diminuição de custos para os produtores rurais. Dados da Elev, empresa especializada em eletromobilidade, indicam que os automóveis elétricos possuem, em média, cerca de 20% das peças de um carro à combustão, o que torna a manutenção mensal e a troca e reposição de peças mais baratas. Os dados estão na edição eletrônica da revista EAE Máquinas.

Eletrificação pode reduzir custos, além dos benefícios ambientais

Esses benefícios podem ser replicados para veículos pesados, como destaca a JCB, fabricante do segmento. Os custos de manutenção mais baixos são uma realidade também, pois as máquinas movidas a eletricidade eliminam a necessidade do motor de combustão tradicional. Com essa remoção, centenas de peças, filtros e requisitos de óleo do motor são eliminados da máquina, tornando-os mais fáceis de manter e menos dispendiosos durante todo o ciclo de vida do veículo.

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Foto: Divulgação/JCB

A longo prazo, a conta também é positiva, apesar de o custo inicial de aquisição de equipamento elétrico ser superior ao do equipamento movido a diesel. Ao eliminar os custos de combustível ao longo da utilização dos equipamentos, e ainda reduzir os custos de manutenção, os ganhos potenciais em comparação com as máquinas a diesel podem ser significativos. Naturalmente, isso depende da operação da máquina e da frequência com que ela é usada, de acordo com a JCB.

Ricardo David, sócio-diretor da Elev, lembrou que o carregamento dos elétricos é feito a partir do preço do kWh, que se mantém bem abaixo do nível nacional da gasolina, do diesel ou do etanol. A recarga é feita em estações de carregamento elétrico, também chamados de eletropostos. “Além disso, os produtores rurais podem contar que os veículos elétricos, sejam caminhões, tratores, carros, podem ser usados como geradores de energia a qualquer momento. Essa é uma das versatilidades desses modelos”, finaliza o executivo.