proteina

Animal ou vegetal, proteína sempre é necessária

Independentemente da origem animal ou vegetal, a proteína é sempre necessária e é possível obtê-la corretamente

Roberto Francellino

em 30 de março de 2022


Ingerir proteína suficiente todos os dias é importante para processos críticos de saúde, como a função imunológica da estrutura celular e o processo de crescimento. E não importa se a fonte é animal ou vegetal. Também não existe proteína superior ou inferior: todas são formadas por aminoácidos e o corpo humano usa cerca de 20 diferentes deles para construir as proteínas. Nós conseguimos produzir a maioria, mas nove precisam necessariamente vir de uma dieta balanceada, razão pela qual são chamados de aminoácidos essenciais. 

As fontes de proteína podem variar nos tipos de aminoácidos que contêm, mas as proteínas animais geralmente são conhecidas como proteínas completas, o que significa que elas possuem todos os nove aminoácidos essenciais. 

Os alimentos vegetais, por sua vez, são considerados como proteínas incompletas. Na prática, produtos como feijão, amendoim e trigo são ricos em proteínas totais, mas carecem de um ou mais aminoácidos essenciais. Mesmo assim, pode-se combinar as fontes incompletas de proteínas vegetais e se ter uma dieta que atenda a demanda do corpo humano.

Existe proteína para cada tipo de dieta

Um exemplo é o sanduíche de manteiga de amendoim, cuja combinação resulta em uma fonte completa de proteína: enquanto o trigo usado para fazer pão é pobre no aminoácido lisina, o amendoim é rico, resultando em uma refeição completa. O que importa é que as pessoas que seguem uma dieta vegetariana ou vegana desfrutem de uma variedade de fontes de proteína vegetal, de forma a garantir que estejam recebendo todos os aminoácidos essenciais.

Um dos diferenciais das fontes de proteína animal é que elas também fornecem outros nutrientes como a vitamina B12 e um tipo de ferro chamado ferro heme, que é mais facilmente absorvido do que o ferro encontrado em alimentos vegetais, conhecido como ferro não-heme. 

Outra característica é que alimentos não processados, como ovos inteiros e peixes, são fontes mais nutritivas do que alimentos ultraprocessados. Em resumo: não há certo ou errado, e sim alimentos mais adequados para cada dieta.