apas show

Apas Show: responsabilidade social é a nova ordem do varejo

Maior evento do setor supermercadista da AL, Apas Show mostra que atenção ao ESG inclui aspectos de segurança alimentar e justiça social

Redação

em 17 de maio de 2023


A Apas Show, em realização nesta semana em São Paulo, é o principal encontro do setor supermercadista na América Latina e traz oportunidades e insights aos diversos elos do varejo, desde empresas atacadistas até pequenas lojas de vizinhança – ou conveniência. Neste ano, desde a abertura, autoridades presentes no evento deixaram claro que a justiça social, com produção sustentável, redução de desperdício e outras ações nesse sentido, são a tônica do setor atualmente.

Durante o congresso, realizado paralelamente à feira, diversos temas de interesse do varejo estiveram em pauta com estratégias para definição de mix adequado de produtos, inclusive com apoio de inteligência artificial, cada vez mais utilizada para conhecer melhor o comportamento do consumidor (e com isso buscar sua fidelização) e como maneira de diferenciar os pontos comerciais, para que se tornem mais atrativos para os clientes. 

Açougue+ é caso de sucesso

apas show
Foto: Marfrig

A Marfrig, por exemplo, está demonstrando um serviço estratégico nesse sentido, o Açougue+, que visa melhorar o relacionamento do varejo com o consumidor e incrementar a performance operacional dos clientes (varejistas) da empresa. 

De acordo com José Noeli Oliveira, gerente de produtos especiais da Marfrig, o programa oferece treinamento e capacitação aos funcionários das lojas, o qual inclui a  padronização de processos e procedimentos, tornando a operação mais eficiente e rentável. “Os resultados são muito bons, com aumento de todos os KPIs (indicadores de performance) mensuráveis, especialmente o volume de vendas”, destaca o executivo, explicando que esse é o melhor indicador para demonstrar a melhoria dos resultados dos clientes. 

Responsabilidade social e ambiental na Apas Show

Para além das ações com foco na responsabilidade social e ambiental da produção, esta edição da Apas Show também reforçou essa preocupação, recolhendo alimentos e produtos de higiene e limpeza a serem destinados a organizações da sociedade civil que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade social, em uma ação iniciada em janeiro deste ano.

As doações começaram em janeiro e, até o início do evento, em 15 de maio, já contabilizaram 12,2 toneladas de alimentos e outros produtos que foram destinados às organizações Amigos do Bem, Associação dos Moradores do Bairro Humaitá e Escola do Povo.

“Esta ação é muito importante, pois é uma forma de sensibilizar o setor supermercadista e a indústria para os problemas de vulnerabilidade social da sociedade,” explica Maria do Rosário Brandão, diretora de Responsabilidade Social da Apas.

Durante a cerimônia de abertura do evento, que contou com a presença de autoridades como o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes e o presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado, a sustentabilidade na produção de alimentos e a importância disto para que os produtos possam chegar ao mercado externo foram destacados. 

Discussões como a hipersegmentação dos canais de venda, as tendências de consumo (com clientes preferindo sempre empresas mais ‘verdes’ e sustentáveis) e a perspectiva de reaquecimento do consumo também estiveram em voga. Neste último caso, foi pontuado que fornecedores e indústrias precisam se unir para entender melhor as preferências e hábitos dos clientes de cada região, adequando, assim, a oferta, de forma acessível e também inclusiva.