Bem-estar animal é necessidade convencionada mundialmente

Entenda por que o bem-estar animal é importante e conheça as 5 liberdades necessárias para promovê-lo

Roberto Francellino

em 30 de março de 2022


O bem-estar animal está ligado às qualidades de nutrição, do ambiente, da saúde, do comportamento e do estado mental. Essa lista está convencionada entre entidades mundiais como a Farm Animal Welfare Committe (FAW) – órgão criado pelo governo britânico para direcionar os cuidados com os animais mundialmente – e a World Animal Protection, principal organização sem fins lucrativos que age para que os animais não sejam afetados nas relações com os seres humanos.

No Brasil, esses direcionamentos foram incorporados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conforme as Instruções às Recomendações para Bem-Estar Animal, em 2018. A íntegra do documento pode ser visitada por este link, com detalhes de como aplicar e conferir as diretrizes para o devido bem-estar animal.

Ainda nacionalmente, segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o tema se torna ainda mais importante pelo fato de o bem-estar animal “andar de mãos dadas com a promoção do bem-estar humano e da sustentabilidade”. “É o chamado Bem-estar Único, conceito ligado ao de Saúde Única, que fala da integração entre a saúde e o bem-estar dos animais, seres humanos e condições ambientais”, destaca o CFMV.

Conheça, a seguir, as 5 liberdades dos animais

  1. Livre de sede, fome e desnutrição pelo pronto acesso à água fresca e uma dieta
  2. Livre de desconforto, propiciando um ambiente adequado, incluindo abrigo e uma confortável área de descanso 
  3. Livre de dor, lesões, doenças e prevenção ou diagnóstico rápido e tratamento 
  4. Liberdade para expressar comportamento normal, fornecendo espaço suficiente, instalações adequadas e companhia de animais da própria espécie
  5. Livre de medo e distresse, assegurando condições que evitem o sofrimento mental.