carne de laboratorio

Carne de laboratório já é realidade, segundo instituto

Good Food Institute mapeia mais de 100 startups trabalhando na produção de carne de laboratório a partir do desenvolvimento de células

Redação

em 7 de dezembro de 2022


A carne produzida em laboratório já foi vista somente como ideia de ficção científica, mas o cenário mudou e a produção é uma realidade. De acordo com o Good Food Institute, mais de 100 startups em todo o mundo já estavam trabalhando na produção de carne, frutos do mar e gordura animal e órgãos a partir do desenvolvimento de células no final de 2021. 

Em Singapura, por exemplo, é possível comer frango cultivado nesse sistema, pois a Eat Just recebeu a primeira aprovação regulatória do mundo ainda em 2020. 

Carne de laboratório precisa de regulamentação

Enquanto isso, governos de todo o mundo estão trabalhando para desenvolver suas próprias regras e regulamentos para esse novo segmento, determinando como os produtos podem ser fabricados e distribuídos com segurança, além de descobrir como devem ser rotulados. As empresas estão trabalhando com os reguladores para garantir que estejam prontas para solicitar a aprovação o mais rápido possível.

Essas empresas também estão fazendo protótipos, trabalhando para melhorar a tecnologia e diminuir custos e escalar. Isso inclui as parcerias com companhias de alimentos para que, uma vez que recebam a aprovação regulatória, tenham um caminho para o mercado – e para fazer a diferença na indústria.

Além de Singapura, outros exemplos incluem iniciativas de empresas como a israelense Steakholder Foods, que fez sua primeira degustação nos Estados Unidos com produtos híbridos de carne bovina nesse ano. 

Os participantes também puderam imprimir em 3D seus próprios bifes. Já a Upside Foods recebeu aprovação da FDA, nos Estados Unidos, para a produção de frango cultivado a partir de células animais, sendo a primeira aprovação regulatória desse tipo no país.