climate week agropecuaria

Climate Week discute agenda mundial da agropecuária 

Brasil é destaque em painéis sobre a proteção da origem dos alimentos, apresentando cases de diversos estados

Redação

em 5 de outubro de 2023


A Climate Week de Nova Iorque é um dos principais encontros mundiais sobre mudanças climáticas e sustentabilidade. Realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), o evento acontece todos os anos. Nesta 15ª edição, o foco esteve na ação dos países-membro da ONU para combater as mudanças climáticas e, nesse sentido, painéis especiais sobre agropecuária ressaltaram a importância de proteger a origem dos alimentos e todo o ecossistema. 

Brasil no Climate Week Nova Iorque

climate week agropecuaria
Foto: Reprodução/Diário do Pará

O governador do Pará, Helder Barbalho, participou como palestrante do evento, junto a John Kerry, enviado especial para o Clima, dos Estados Unidos; Fernando Haddad, ministro da Fazenda do Brasil; Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas do Brasil, e Jennifer Morris, CEO da The Nature Conservancy (TNC). Em uma declaração emblemática, este último solicitou aos países do Norte, considerados os mais desenvolvidos do mundo, que financiem a agenda climática nos países do hemisfério sul, considerados em desenvolvimento.

“O sul Global se dispõe a preservar o seu ativo, que é a floresta, mas o norte Global precisa assumir a sua responsabilidade com o financiamento do clima, do modelo que nos propõe. Os países do norte tiveram como modelo a indústria, e os do sul se dispuseram a ter como modelo a sustentabilidade, garantindo que isso produza oportunidades para as pessoas”, apontou Morris.

Na oportunidade, ele ainda falou sobre a busca por uma economia de baixo carbono, em um momento de sintonia governamental em favor do meio ambiente, que é um ativo do Brasil.

O ministro brasileiro da Fazenda reforçou a posição do Brasil no cenário mundial e declarou que o país não só está planejando, como está em plena ação. “O Brasil terá os mais modernos instrumentos para auxiliar o mundo a enfrentar a emergência climática”, confirmou.

O estado de Minas Gerais também participou do evento. A comitiva liderada pelo governador Romeu Zema contou também com a presença da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, a gerente de Sustentabilidade, Mariana Ramos, e a assessora de Sustentabilidade, Ana Paula Mello, que falou sobre o Projeto Agro+ Verde. 

Para Mariana Ramos, ao adotar práticas sustentáveis nas atividades agropecuárias e na gestão responsável da terra, há a contribuição para a redução das emissões de carbono, com a promoção da conservação da biodiversidade e a saúde do solo.