cowness

Cowness: a tendência que mostra que a tecnologia pode aprender com as vacas 

A natureza pode inspirar novas tecnologias. O movimento "cowness" diz que as vacas e o pasto são lugares de inovação.

Redação

em 28 de outubro de 2022


Aprender com a natureza é uma tendência da inovação tecnológica. Chamada biomimética, essa área diz que os ciclos naturais são exemplos para máquinas e invenções. No mundo da pecuária, o cowness é esse movimento, que indica que as vacas e os pastos têm tudo para serem mentores para avanços de tecnologias. 

Em artigo escrito para a revista Forbes, o CEO da Ecoative, Eben Bayer, comparou o pasto e as vacas às fábricas de precisão e síntese química. “Do ponto de vista de sistemas, as vacas são incríveis e melhores no que fazem do que qualquer máquina humana poderia construir. Com apenas grama e água como insumos, elas produzem leite nutritivo e proteína integral, além de mais de si mesmos”, disse Bayer.

Pasto e vaca ensinam ao produtor

cowness

“Ver as incríveis habilidades de um sistema vivo como soluções para nossos problemas é algo que chamo de cowness. Quando a natureza tem uma resposta para problemas que os humanos procuram resolver, suas soluções são geralmente melhores e mais sofisticadas que qualquer coisa que possamos inventar”, afirmou o executivo no artigo. 

Aprender com a natureza significa observar o que ela tem para nos ensinar. “Eu acho que a grama é bastante fenomenal porque faz algo realmente incrível: ela é a especialista mundial em transformar fótons em grama”, disse Bayer, em entrevista ao site norte-americano GreenBiz

“Eu sou engenheiro mecânico. E se você me pedisse para projetar uma máquina que faça isso, que possa ser cultivada a partir de uma semente que começa como uma única folha de grama na pradaria e enche uma pradaria inteira com coleta solar, eu diria que é impossível. A grama é totalmente incrível em termos do que podemos fazer tecnicamente hoje”, destacou ele.

Segundo Bayer, o “gado está muito à frente dos Teslas”, já que elas já tem direção “autônoma” e podem se regenerar caso sejam machucadas. 

Cowness e biotecnologia

cowness

“A evolução é talvez o maior designer e a biologia o maior fabricante que o mundo jamais conhecerá. Faz sentido para os humanos observarem esse gênio em todas oportunidades”, disse. Para o especialista, a maneira mais inteligente de achar soluções para, por exemplo, reduzir emissões de gás carbônico, é observar aqueles seres que já absorvem CO2 naturalmente.

Segundo Bayer, a tecnologia não precisa ser abstrata à natureza. “Encontrar e trabalhar com o cowness de um novo organismo se resume a encontrar novas maneiras de construir sistemas de suporte à vida”, concluiu.