Drones ajudam a pastorar rebanho nos Estados Unidos

Drones dão visão aérea que pode ser útil para localizar gado perdido ou para verificar uma cerca ou fonte de água em um pasto

Redação

em 12 de julho de 2022


A melhoria tecnológica dos drones está levando esse tipo de dispositivo para aplicações inéditas. Nos Estados Unidos, eles estão sendo utilizados para ajudar no gerenciamento de rebanho. A vantagem dos drones é que eles têm uma visão aérea que pode ser útil para localizar gado perdido ou para verificar uma cerca ou fonte de água em um pasto. Com isso, a tecnologia evita o deslocamento desnecessário por terra. Outro diferencial é que se pode usar o aparelho para verificar o pasto de perto ou obter um “olhar” mais preciso e identificar se algum animal está doente e/ou tem temperatura corporal elevada.  

Alguns criadores estão utilizando drones com câmeras a bordo, que tiram fotos e vídeos de alta qualidade e que podem ser usados ​​para muitos propósitos, incluindo publicidade e marketing de gado. Em termos de pesquisa, o céu é o limite conforme John Church, professor associado do Departamento de Ciências de Recursos Naturais, da universidade canadense de Thompson Rivers University. O pesquisador trabalha com drones há dez anos e avalia que os dispositivos são uma ótima ferramenta na operação do dia-a-dia.

“Eles são inteligentes o suficiente para pousar sozinhos e também portáteis. Alguns podem ser dobrados e colocados em uma sacola”, disse Church. Os drones mais novos têm baterias melhores e tempos de voo mais longos. “Se temos um grande projeto de pesquisa, levamos um gerador portátil para manter as baterias funcionando e podemos ter drones no ar o dia todo”, avalia.  Segundo ele, existem alguns drones pequenos e leves com ótima duração da bateria e podem voar por 30 minutos. 

O pesquisador também destaca o uso do equipamento pelos fazendeiros da Idaho Cattleman’s Association, nos Estados Unidos. Parte dos produtores de Sun Valley, em Idaho, já estão usando drones para verificar as cercas em locais de pastagem. Algumas pessoas estão usando drones para reunir gado ou mover gado, mas o especialista não recomenda esse e aposta nos dispositivos para monitorar o rebanho. 

“Se você começar a mover vacas com um drone, elas começam a temê-lo e, assim que ouvem um, fogem. Se você usa drones apenas para observar o gado, eles se acostumam. Posso chegar muito perto sem alarmá-los e ter uma boa visão”, finaliza.