Duas soluções tecnológicas para reduzir o desperdício de alimentos

Foodtechs usam gestão de prazo de validade e venda direta para evitar que alimentos sejam desperdiçados

Redação

em 31 de maio de 2022


Combater o desperdício é necessário na conversa em favor da segurança alimentar dos brasileiros e reduzir os alimentos próprios para consumo jogados fora diariamente, tanto pela indústria, quanto pelo varejo, é a meta de algumas foodtechs, como a brasileira SuperOpa e a sueca WhyWaste.

Enquanto a SuperOpa criou um delivery para alimentos que estão mais próximos da data de vencimento. A WhyWaste faz gestão de vencimentos de produtos nas gôndolas de supermercados, ajudando a reduzir o desperdício desses mesmos produtos. São funções que olham para o mesmo problema sob perspectivas diferentes: a SuperOpa foca no consumidor final, enquanto a WhyWaste vai direto no “b2b”.

Direto na mesa

O aplicativo brasileiro, SuperOpa, tem capacidade para salvar até 18 milhões de toneladas de alimentos, cerca de 44% do que é descartado diariamente. Hoje em dia, cerca de 72% do desperdício de alimentos acontece na distribuição, por falhas de armazenamento, transporte e conservação. 

Por isso, a SuperOpa corta o caminho para chegar direto na mesa dos consumidores. Apenas com essa logística, os produtos podem ficar 70% mais baratos, explicam os responsáveis pelo aplicativo. Quanto mais próximo do vencimento, mais barato o alimento fica. A marca Opa chancela que o produto está bom para o consumo – mesmo estando próximo da expiração ou fora do padrão estético. 

Dessa forma, os fornecedores evitam o descarte de alimentos e os consumidores têm acesso a comida mais barata. Além de alimentos, a plataforma também vende produtos como cosméticos e itens de higiene. 

Prazos de validade também só números

A WhyWaste vê que o desperdício pode ser resolvido ao melhorar a eficiência logística do varejo. A companhia faz gestão de venda de produtos que se aproximam do vencimento, gerando um fluxo de redução de perdas.

Na prática, a WhyWaste usa inteligência artificial para analisar quando os produtos das gôndolas estão entrando em “data crítica” para comercialização. Ou seja, quando faltam 20 dias para a data de vencimento. A partir dessa informação, o sistema já dá baixa, recalcula os preços com descontos, e considera o “tempo de prateleira” restante do alimento. 

A rede de conveniência inglesa Eurostar, por exemplo, conseguiu reduzir 90% o desperdício de alimentos ao usar o sistema da WhyWaste.