Foto: Reprodução/ Site Mônica Marchett
melhoramento genetico nelore
Foto: Reprodução/ Site Mônica Marchett

Brasileira ganha prêmio por melhoramento genético de gado

Criadora da raça Nelore, pecuarista Monica Marchett é referência no segmento

Redação

em 25 de abril de 2024


O melhoramento genético de gado da raça Nelore rendeu um importante prêmio para a pecuarista brasileira Mônica Marchett. Responsável pelo Grupo Pecuária Mônica, a empresária foi destaque no Nelore Fest 2023, evento concebido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), quando recebeu a premiação de maior liderança feminina.

Em entrevista à Exame, Mônica Marchett falou sobre a importância da presença feminina no setor de agropecuária. Segundo ela, quando começou a trabalhar na área, o ambiente era predominantemente masculino. No entanto, sua atuação serviu como exemplo para outras mulheres iniciarem sua carreira na agropecuária, com foco em melhoramento genético.

Entre as características da raça, estão o aspecto sadio e vigoroso, com ossos fortes, leves e robustos. A musculatura compacta e bem distribuída, torna os nelores ideais para a pecuária de corte. Apesar da robustez, eles têm um temperamento ativo e dócil. Já a pelagem é branca ou cinza-clara, sendo que os machos têm o pescoço e o cupim normalmente mais escuros. Já a pele é preta ou escura, fina, flexível, macia, solta e com uma oleosidade saudável, protegendo-os das adversidades do clima.

Raça Nelore predomina no Brasil

melhoramento genetico nelore
Foto: Reprodução/Nelore da Mônica via Facebook

De acordo com a pecuarista, a raça Nelore representa atualmente 70% de todo o rebanho de gado no Brasil. Essa predominância está relacionada ao trabalho desenvolvido por profissionais, inclusive com o melhoramento genético da raça. Nesse processo, os animais criam mais resistência às mudanças climáticas e às doenças, além de beneficiar outros fatores como peso do gado e produção de carne.

A exportação de carne bovina no Brasil cresceu expressivamente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Somente entre os meses de janeiro a setembro de 2023 foram exportadas quase 6,4 milhões de toneladas do país, o que representa um novo recorde.

Comparado com o mesmo período de 2022, esse número exprime um crescimento de 8,37% na exportação. Para a pecuarista, o setor agropecuário brasileiro é referência mundial no melhoramento genético da raça Nelore. Ela comenta, ainda, que o melhoramento genético pode resultar em um ambiente mais sustentável para a agropecuária, uma vez que o processo envolve aumentar o rendimento reduzindo o período de produção e custo operacional.