melhoramento genético de ovinos e caprinos

Caucaia (CE) trabalha melhoramento genético de ovinos e caprinos

Produtores rurais poderão se cadastrar no programa "Mais Genética no Sertão"

Redação

em 26 de abril de 2024


A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de Caucaia, no Ceará, apresentou aos produtores rurais do município um novo programa de melhoramento genético, desta vez, voltado para ovinos e caprinos. A prefeitura da cidade já havia participado do programa “Mais Pecuária Brasil”, com o melhoramento genético de rebanhos bovinos, através de inseminação artificial.

Com o cadastro no programa “Mais Genética no Sertão”, os produtores rurais do município poderão participar do programa destinado à inseminação artificial dos rebanhos de ovinos e caprinos. Para participar no programa, é preciso se inscrever na sede da SDR em Caucaia. O produtor deve apresentar os documentos pessoais de toda a família (CPF, RG, entre outros), além das coordenadas geográficas (endereço) da sua propriedade.

Melhoramento genético de ovinos e caprinos

O programa “Mais Genética no Sertão” é uma extensão do maior programa de melhoramento genético da pecuária e tem como objetivo ajudar milhares de pecuaristas com a tecnologia da inseminação artificial. 

De acordo com a Prefeitura, o programa garante a procriação de animais mais saudáveis, resistentes e produtivos. Essa melhoria reflete também na qualidade dos demais produtos da cadeia, como carne e leite. Outro fator positivo é que o programa reduz a vulnerabilidade do rebanho à seca, por exemplo, aumentando a resistência dos animais às doenças.

De acordo com Sebastião Conrado, secretário de Desenvolvimento Rural de Caucaia, trata-se de um passo importante para a promoção das atividades rurais e a profissionalização do homem do campo. “Com toda certeza esse programa vai melhorar ainda mais a qualidade de vida do povo do campo e dos criadores”, declarou a assessoria de imprensa da Prefeitura. 

Leia também:

Agronegócio brasileiro tem entrada no Egito para caprinos e ovinos

Outras cidades também participam do programa: além de Caucaia no Ceará, Eunápolis, Ibipeba, Itapitanga e Abaré na Bahia, e Isaías Coelho, no Piauí.