robotica na agricultura

Empresa americana usa robô contra praga na lavoura

Companhia do Kansas adota robótica para escalar a agricultura regenerativa, sistema que melhora a saúde dos seres humanos e do planeta

Redação

em 9 de janeiro de 2023


Os robôs estão prontos para eliminar pragas das lavouras em larga escala, segundo reportagem da Forbes que aponta a inovação nos Estados Unidos. A GreenField Inc., uma empresa agrícola de terceira geração, tem usado a robótica para ampliar o uso da agricultura regenerativa, sistema que melhora a saúde dos seres humanos e do planeta.

Tecnicamente, a inovação é conhecida como fleet to farm, adotando uma abordagem mecânica para reduzir significativamente a necessidade de herbicidas de folha larga em aplicações agrícolas de larga escala. Três protótipos de linha única do GrassBot – nome comercial do robô – já foram testados no Kansas. O próximo passo é testar uma máquina maior ainda nesse ano.

O modelo de negócio envolve a oferta de Robots-as-a-Service (RaaS), no qual a empresa oferece os robôs, na verdade um pelotão deles, para eliminar ervas daninhas, substituindo os métodos tradicionais que dependem de produtos químicos. Com essa modalidade, os produtores rurais não precisam comprar e nem manter os robôs, como acontece com seus tratores agrícolas.

Robótica na agricultura ajudam na biodiversidade

A tecnologia também se destaca pelo incentivo à agricultura regenerativa, que prioriza a saúde contínua da terra, da água e do ar. “Esses métodos constroem a saúde do solo, permitem alimentos ricos em nutrientes, aumentam a biodiversidade, limitam a necessidade de insumos sintéticos e armazenam carbono para ajudar a mitigar os efeitos prejudiciais das mudanças climáticas”, resume Clint Brauer, CEO da GreenField Inc.