o que e sustentabilidade

Entenda o que é sustentabilidade em 6 tópicos  

Sustentabilidade é agir no presente com o objetivo de ter um futuro, e este conteúdo trás 6 tópicos práticos que explicam isso

Redação

em 24 de agosto de 2022


Originada do Latim, sustentabilidade significa o poder de manter, suportar e sustentar. Na prática, estamos falando da habilidade de atender exigências do presente sem que isso afete as gerações do futuro, como pontua o site Portal Solar. Já para especialistas da Universidade da Califórnia, a sustentabilidade pressupõe que os recursos são finitos e devem ser usados ​​de forma conservadora e sensata, tendo em vista as prioridades de longo prazo e as consequências da forma como os recursos são usados. “Em termos mais simples, a sustentabilidade diz respeito aos nossos filhos e netos, e ao mundo que deixaremos para eles”, resume um documento oficial da instituição.

Desenvolvimento sustentável 

Uma vez que entendemos o significado da sustentabilidade, podemos compreender que o desenvolvimento sustentável está relacionado à aplicação desse conceito às ações tomadas diariamente por pessoas ou empresas. Para ser considerado sustentável, um desenvolvimento deve pressupor uma visão integradora e abordar os aspectos econômico, social e ambiental. 

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pela ONU em 2015, prevê um plano de ação que busca proteger o planeta, promover a prosperidade e garantir a dignidade a todas as pessoas.

Agenda 2030

É impossível falar em sustentabilidade sem mencionar a Agenda 2030, da ONU, que está estruturada em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os Objetivos são claros e incluem temas como o combate à pobreza e com a fome e garantir boa saúde e educação inclusiva, entre outros. 

A lista de objetivos envolve ainda questões como a garantia da disponibilidade e gestão sustentável da água e do saneamento para todos e o acesso à energia confiável, limpa e moderna

Tripé da sustentabilidade

O tripé da sustentabilidade diz respeito a um conjunto de três aspectos que são considerados fundamentais. São eles: social, ambiental e financeiro. De acordo com o conceito, esses aspectos devem sempre interagir de forma harmônica na direção de um negócio, garantindo a integridade do planeta e da sociedade durante seu crescimento econômico. 

Também conhecido como triple bottom line, o conceito foi criado em 1994 pelo empresário britânico John Elkington, que, por suas ações no campo do desenvolvimento empresarial, ficou mundialmente conhecido como “pai da sustentabilidade”.

Sustentabilidade social

Em qualquer comunidade em que as atividades econômicas são realizadas em um ambiente específico, encontramos três formas de sustentabilidade interligadas: ambiental, econômica e social. No entanto, a sustentabilidade social, em particular, tem como objetivo fortalecer a coesão e a estabilidade de grupos sociais específicos. 

Sustentabilidade ambiental 

A sustentabilidade ambiental concentra-se na conservação da biodiversidade sem abrir mão do progresso econômico e social. Os fundamentos da sustentabilidade ambiental são: proteger a água, economizar energia, reduzir o desperdício, usar embalagens recicláveis, limitar ou eliminar o uso de plásticos, usar transporte sustentável, reutilizar papel e proteger a flora e a fauna. 

Um grande exemplo de sustentabilidade ambiental é a cidade sueca de Estocolmo, que se destaca por investir em infraestrutura sustentável, suas baixas emissões e por ter excelente qualidade do ar, com níveis de poluição bem abaixo da média. A cidade alcançou, assim, um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental.

Sustentabilidade financeira

Estamos falando aqui da capacidade da organização de gerir os seus recursos e gerar lucros de forma responsável a longo prazo. Os exemplos são vários e incluem iniciativas de companhias como a Unilever, que em 2010 lançou uma estratégia para alcançar o equilíbrio entre sustentabilidade e desempenho econômico, adotando medidas como aumentar a reciclagem de embalagens, promover o uso de materiais reciclados e campanhas de conscientização sobre o consumo responsável. 

A Suez, outra companhia, investiu em energia reciclável, computando uma redução de 95% nas suas emissões relacionadas à eletricidade em 2021.