exportacao carne bovina 2022

Receitas da exportação de carne bovina crescem 42% em 2022

Abrafrigo não espera os mesmos números em 2023, dadas renegociações com importadores chineses, que são os principais compradores

Redação

em 2 de fevereiro de 2023


A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) apontou que as exportações de carne bovina aumentaram 26% em volume no ano passado e 42% em receita. Com isso, os produtores brasileiros totalizaram US$ 13 bilhões em valores e praticamente 2,4 milhões de toneladas de carne enviadas ao exterior. Os dois resultados são os maiores da série histórica do produto no país.

De acordo com o site Canal Rural, os resultados acompanharam a “boa maré do mercado mundial”, principalmente dos consumidores chineses, responsáveis por mais da metade das vendas, tanto em receita (61%) como nos volumes (53,3%).

Expectativas para exportação da carne bovina em 2023

Um exemplo da importância do mercado chinês é o volume exportado em dezembro de 2022: 186 mil toneladas, das quais 99,7 mil toneladas foram absorvidas pelo país asiático. O último mês do ano também registrou uma movimentação 17% maior em termos de receita em relação a dezembro de 2021, de acordo com a Abrafrigo, que se baseia nos dados da  Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério da Economia, para avaliar o mercado.

Apesar dos bons números, a entidade representativa do setor não aposta na repetição dos resultados em 2023, pois haveria uma renegociação entre os compradores chineses e os produtores locais brasileiros. 

Depois da China, os Estados Unidos foram o maior comprador da carne bovina brasileira, proporcionando uma receita de US$ 904,1 milhões, com movimentação de 173.141 toneladas.