Foto: Divulgação/Nortel
suplementacao luminosa
Foto: Divulgação/Nortel

Fazenda de GO usa suplementação luminosa para reduzir consumo de água

Avalição é da Nortel, que estuda o uso da iluminação artificial no agro

Redação

em 21 de dezembro de 2023


Uma solução de suplementação luminosa está sendo aplicada na Fazenda Conforto, empresa goiana de criação de gado, com expectativa de aumentar a produtividade e reduzir custos. Com mais de 12 mil hectares, sendo 1,8 mil deles de área irrigada, o empreendimento produz ainda soja, milho e capim para pastejo, de forma rotacionada. A ideia é usar a tecnologia com ganhos principalmente para a soja e milho, de acordo com o CEO da fazenda, Sérgio Pellizzer.

A iniciativa envolve a tecnologia desenvolvida pela Nortel, ESALQ/USP e Philips (Signify) e conta com uma luminária específica para a aplicação na agricultura em cultivos em campo aberto. De acordo com a Nortel, vários testes já confirmaram o aumento da produtividade das plantas por meio da suplementação luminosa, com alta efetividade de incremento e maior produtividade de grãos sem perda de nutrientes e características naturais.

Detalhes da suplementação luminosa

A solução é capaz de identificar quais comprimentos de onda devem ser aplicados por tipo de plantação, com o uso de luminárias especificas, para que elas prolonguem o período de fotossíntese durante a noite e produzam mais. A combinação desses ganhos pode trazer, em experimentos controlados, aumento de mais de 30% na produtividade. Agora, os testes vão acontecer em campo, como no caso da fazenda em Goiás.

Os estudos da Nortel e seus parceiros tem dados consolidados de aplicações experimentais no cultivo de soja e milho. Além dos ganhos em produtividade, a empresa complementa que é possível contribuir para a redução do consumo de água e insumos químicos. “Nós acreditamos muito que estamos construindo o segundo andar da produção agrícola no Brasil”, finaliza Marcos Rocha, CEO da Nortel.