Política agrícola florestal brasileira: Ministério trabalha ações de consolidação
Lançamento envolveu ação conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária e o Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou, recentemente, um plano de trabalho com novas ações de consolidação, que fortalecem a política agrícola florestal brasileira. As iniciativas fazem parte do Plano Floresta+Sustentável, que tem entre seus objetivos o impulsionamento da cadeia produtiva de florestas plantadas.
Para o ministro Carlos Fávaro, é importante manter um trabalho transversal para o fortalecimento da produção de forma sustentável. Nesse sentido, as iniciativas lançadas trazem a expansão da silvicultura brasileira de forma estratégica e alinhadas com os Objetivos Nacionais Florestais, o Plano ABC+ e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
“Vamos mostrar para o mundo que é possível produzir e preservar. Faremos esse trabalho de forma integrada com outras pastas do governo e com a sociedade, sempre de maneira inovadora e transparente”, declarou Favaro, durante o evento de lançamento do plano.
Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, participou do lançamento e ressaltou a necessidade do trabalho conjunto para a promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil. “Esse é um novo ciclo de prosperidade, de combate à desigualdade, que gera emprego e renda e melhora a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.
Adriana Maugeri, presidente da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Mapa, apontou a importância dessas entregas para o setor. Segundo ela, o governo está contribuindo para a economia e a conservação ambiental.
“As perceptivas são as melhores possíveis, porque, pela primeira vez, nós teremos uma publicação e diversas ações do governo brasileiro que destacam a importância e a relevância do setor de florestas plantadas para o país, valorizando uma cultura agrícola que possui alta escala e capacidade de produção e conservação ambiental”, justificou a presidente da Câmara Setorial de Florestas Plantadas.
Painel Floresta+
A ferramenta Painel Floresta+ também foi apresentada pelo Mapa, com uma plataforma de acesso público que vai mapear dados de todo o setor de árvores cultivadas, independente do bioma, no Brasil. A proposta do governo é trazer transparência e a colaboração no ecossistema.
Florestas plantadas e a Política Agrícola Florestal Brasileira
Uma das iniciativas do Mapa é o Plano de Desenvolvimento de Florestas Plantadas 2024 (PNDF). O programa apresentado atualiza a Política Agrícola de Florestas Plantadas e deve aumentar a produtividade, além de elevar a utilização do potencial produtivo da economia de base florestal.
Chamada Pública Para Projetos Florestais
A nova política agrícola florestal brasileira prevê, ainda, o lançamento do edital de Chamada Pública Para Projetos Florestais. O intuito é fomentar a inovação na produção de sementes e mudas florestais, incentivando as práticas sustentáveis no setor.