digitalizacao do agro

Nova plataforma foca na digitalização do agro

Smart Farm é uma iniciativa da Embratel com a Farmers Edge e junta serviços como telemetria, amostragem de solo e processamento de dados

Redação

em 27 de novembro de 2023


A Embratel acaba de lançar uma plataforma para impulsionar a transformação digital no campo, que combina serviços de imagens via satélite, telemetria, estações meteorológicas, amostragem de solo e processamento de dados. Chamada de Smart Farm, a iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Farmers Edge, empresa especializada em soluções agrícolas digitais.

A ideia das duas companhias é criar um ecossistema inovador, mais sustentável e conectado, para apoiar na tomada de decisões estratégicas no campo, do plantio à colheita. O uso dos recursos digitais acontece para aumentar a qualidade e produtividade no campo, além de acrescentar segurança às fazendas que adotarem a plataforma. A implantação é personalizada, razão pela qual a Embratel disponibiliza sua especialidade no mercado TIC, ou seja, de telecomunicações e tecnologia da informação.

Recursos de digitalização do agro

De acordo com o site Teletime, a solução envolve conectividade de alta qualidade da Claro, empresa do mesmo grupo da Embratel, o que viabiliza recursos como monitoramento e gerenciamento do agronegócio remotamente. A utilização de dispositivos de Internet das Coisas (IoT) é outra possiblidade trazida pela plataforma. Com o sensoriamento via IoT é possível medir vários componentes do agronegócio, incluindo solo, quantidade de água e até de fertilizantes.

O Smart Farm tem quatro módulos, sendo o primeiro deles o Smart Imagery, que fornece imagens via satélite de alta frequência e alta resolução, além de mapas exclusivos das fazendas. Por meio da gestão desses dados, é feita a detecção automática de possíveis pragas, doenças, deficiências nutricionais, injurias climáticas, falhas de aplicação, mau funcionamento de equipamentos e problemas de drenagem.

Já o Smart Insite realiza o monitoramento de culturas e agricultura digital, com foco especial em clima.  A solução permite e aprimora as decisões agronômicas por meio da captura de dados no campo. Uma das vantagens desse módulo é a sua possibilidade de reconhecer o microclima da propriedade, programando melhor operações de acordo com as condições meteorológicas.

O Smart, por sua vez, reúne as tecnologias e funcionalidades das ofertas Smart Imagery e Smar Insite, adicionando o uso de telemetria para monitorar equipamentos, como colheitadeiras, em tempo real. O Smart VR fecha o rol de soluções e agrega as funcionalidades e tecnologias da oferta Smart, além de uma consultoria agronômica que realiza a amostragem e análise de solo, possibilitando a otimização e a correta aplicação de insumos, fertilizantes e corretivos, com mapas de plantio.