pedreiras fertilizantes

Pedreiras têm tecnologia alternativa aos fertilizantes

Especialista indica como os produtores podem ativar uma planta de remineralização de solos nessa área

Redação

em 18 de julho de 2023


Os remineralizadores começam a ser mais divulgados no Brasil como opção complementar aos fertilizantes tradicionais NPK. O Prato do Amanhã já explicou o tema, descrevendo as vantagens dessa nova frente para suporte do agronegócio e que, inclusive, faz parte do Plano Nacional de Fertilizantes. Uma das questões envolve quem produz e qual é a tecnologia que viabiliza a produção dos remineralizadores.

De acordo com o engenheiro Alfredo Reggio, especialista da multinacional finlandesa Metso, a produção de remineralizadores é uma linha adicional de muitos produtores de agregados minerais, as populares pedreiras. Esse ramo de mineradoras tem puxado a produção, que tem normas especificas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Reggio explica que a produção de remineralizadores é regional, ou seja, atende um raio médio de 200 km, e tem crescido em áreas importantes do agronegócio brasileiro, como o Centro-Oeste. 

Tecnicamente, os resíduos de rocha, principalmente as silicatas, que são pouco aproveitados ou têm baixa demanda, podem ser direcionados para a produção crescente de remineralizadores. A matéria do site Conexão Mineral mostra que o processo envolve a moagem do material, de acordo com as normas atuais, em uma planta já existente nas mineradoras, ou até uma nova instalação de uma planta de britagem e moagem.

Para o especialista da Metso, as mineradoras interessadas no novo mercado devem se atentar para a granulometria exigida na produção de remineralizadores: se a ideia é produzir pó, o processo envolve britagem/moagem. Já no caso do filler (material obtido da moagem após a britagem), será necessário agregar uma moagem à linha de produção, de forma a produzir materiais mais finos. As considerações também precisam envolver o custo operacional, formado principalmente pela demanda de energia e peças de desgaste.

A especificação de equipamentos também vai depender da análise de alguns fatores, entre eles características como dureza e abrasividade. O preço de mercado dos remineralizadores também pode influir na escolha da linha. Reggio destaca que britadores de rolos de alta pressão estão em destaque, não só pelos custos menores de operação, como também pelo aspecto de sustentabilidade, já que reduzem o consumo de energia em relação a equipamentos convencionais.