rotulos de alimentos

Projeto Olho na Lupa impõe parâmetros para rótulos de alimentos

Iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres define clareza e outros parâmetros aos rótulos

Redação

em 4 de fevereiro de 2023


A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) lançou o projeto Olho na Lupa para explicar como serão as novas regras de rotulagem de alimentos determinadas pela Anvisa. As normas foram especificadas em decreto e devem ser seguidas obrigatoriamente em todas os rótulos de alimentos e bebidas. 

De acordo com a ABIAD, a mudança significa que as indústrias do setor passarão a usar um  modelo para rótulos alimentícios ainda mais completo e que oferece um desenho mais fácil para a compreensão rápida e eficiente do consumidor. A iniciativa também reforçaria a autonomia do consumidor frente aos produtos de consumo alimentar como um tema central entre as associações e representantes do setor produtivo. 

“Os rótulos nutricionais devem ser eficientes em fazer a ponte entre os consumidores e as marcas responsáveis pela fabricação destes alimentos, fato que demanda tabelas cada vez mais completas e facilitadoras do consumo”, destaca o site oficial da ABIAD. 

Com o projeto Olho na Lupa, a entidade quer disseminar as vantagens da nova rotulagem por meio de informações bastante didáticas sobre o que cada informação presente nos rótulos significa. 

Rotulagem deve ser clara

De um modo geral, uma tabela nutricional convencional fica localizada na parte de trás das embalagens dos produtos de consumo humano. “A função dela é informar o consumidor de forma clara sobre a composição nutricional dos alimentos e bebidas, facilitando escolhas conscientes”, conforme comenta o presidente da ABIAD, Vinicius Pedote.

Nesta rotulagem nutricional, estão incluídos o valor energético e a declaração dos nutrientes mais relevantes para a saúde, entre eles: carboidratos totais, proteínas, gorduras totais, fibras alimentares e sódio. A informação nutricional obrigatória também pede transparência quanto à composição dos nutrientes em proporção à porção da embalagem e das medidas caseiras, bem como o percentual de valores diários.

Com as alterações do padrão de rotulagem nutricional, categorias específicas de alimentos receberão destaques na parte frontal da embalagem. A ideia é criar um painel informativo com ícone de lupa, que notifique o consumidor sobre o alto conteúdo dos nutrientes, como é o caso do sódio e do açúcar refinado, por exemplo. Ainda, mais um ou dois nutrientes podem ser destacados na frente.