drones na agricultura

Projeto usa drones para aumentar produtividade no campo

Estudo colaborativo nos EUA mostra vantagens de uso de drones na agricultura

Redação

em 20 de janeiro de 2023


Um projeto colaborativo nos Estados Unidos, que estuda o uso de sistemas de aeronaves não tripuladas na agricultura, foi premiado com o Prêmio Nacional de Excelência em Pesquisa concedido pela Southern Association of Agricultural Experiment Station Directors. A iniciativa envolve instituições de pesquisa de vários estados e apontou várias vantagens da aplicação de drones no campo.

Segundo os pesquisadores premiados, o sensoriamento remoto com drones fornece uma nova maneira de caracterizar paisagens, plantas e animais individuais e seus vários estressores. Entre os desafios estão os regulamentos, custos e pesquisa e que ainda limitam uso generalizado desse tipo de equipamento para agricultura e recursos naturais.

O projeto de cinco anos testou drones em uma ampla variedade de situações agrícolas do mundo real, o que resultou no desenvolvimento de sistemas e protocolos de hardware/software que maximizam a precisão dos dados para capturar a refletância do dossel da planta, altura da planta e temperatura da copa das plantas.

Drones também podem descobrir pragas e doenças

Outras áreas de pesquisa colaborativa dentro do projeto incluem como descobrir como pragas e doenças podem ser detectadas por drones aéreos antes que os limites de perda de rendimento econômico sejam atingidos. Uma frente de pesquisa envolve a integração de informações de clima com dados de colheita, de forma a desenvolver modelos preditivos para decisões de gerenciamento de produção e maximizar recursos.

A pesquisa também indica como direcionar práticas de produção que contribuem para problemas de água de superfície por meio da aplicação responsável de produtos químicos.

Entre as várias aplicações testadas estão projetos de sistemas de drones para monitorar o estresse hídrico das plantas e ajudar a gerenciar o gado em pastagens, avaliando a qualidade da forragem e detectando rebanhos perdidos. Os drones do projeto também estão sendo usados ​​para avaliar as respostas de vários genes relacionados a estressores das culturas e para identificar plantas para programas de melhoramento de culturas.