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Quase 70% dos brasileiros associam agro à geração de riqueza

Brasileiros e agro: cidadãos têm sentimentos positivos com relação ao agronegócio e ligam setor a alimentação saudável

Redação

em 31 de outubro de 2022


O agro gera riqueza, pelo menos na visão de 68% dos brasileiros. Pesquisa feita pelo movimento “Todos a uma Só Voz” mostrou que a grande maioria dos cidadãos do país veem o agronegócio com um viés positivo. O agronegócio, dessa forma, só perde para a saúde como setor mais admirado pelos brasileiros. 

 A enquete ainda mostrou que 65% dizem ter uma atitude positiva em relação à produção rural. Feita com mais de 4,2 mil brasileiros, a pesquisa mostrou que 95% preferem comer todo tipo de alimento. Em relação aos segmentos do agro, 68% relacionam o setor aos produtores rurais e 61% às cooperativas. Outros 60% citam a agroindústria.

Alimento, plantação, agricultura e gado foram as palavras mais ligadas ao setor por parte dos entrevistados. Quase 80% dos brasileiros ligam o agro a alimentos, enquanto 8% lembram de combustível e 6% conectam a medicamentos. 

Produção de alimento e riqueza: brasileiros e o agro

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Feita pela Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMRA), a enquete mostra as opiniões dos brasileiros sobre o setor. Quase 60% relacionam o setor a produtos naturais e 44% fazem conexões com produtos frescos. Já 42% acreditam que o agronegócio promove a alimentação saudável.

Quase 45% dos respondentes disseram ainda ter alguma ligação com o agro, seja trabalhando diretamente ou seja por intermédio de algum familiar. Esse grupo considera o segmento muito importante para o dia a dia e, quem já trabalhou ou tem parentes que trabalham no agronegócio, tende a avaliar o setor de maneira mais positiva.

A pesquisa mostrou, no entanto, que pouco mais de 20% dos entrevistados se mostra arredio com o agronegócio. Em entrevista à Forbes, o professor da ESPM que coordenou o estudo, Paulo Rovai, disse que o grupo de arredios representa um “desafio” para a indústria como um todo. Em sua maioria, são pessoas entre 15 anos e 29 anos. 

A proximidade física com áreas produtoras do agro ou pecuária também influencia a perspectiva da população.