Quênia integra relatórios para segurança climática
País africano simplifica relatórios de ação climática por meio de um sistema integrado de monitoramento
O Quênia adotou um sistema integrado de relatórios e verificação de monitoramento (iMRV) para avaliar mudanças climáticas. O modelo desenvolvido unifica vários módulos de monitoramento e permite uma gestão mais assertiva focada em ações para segurança climática. Segundo a instituição Vital Signs, o sistema criado pelo Quênia tem cinco módulos principais. Confira
1. Inventário Nacional de Gases de Efeito Estufa
O módulo concentra-se em estimar, relatar e verificar as emissões reais durante um período definido. Este tipo de relatório e verificação de monitoramento pode ser realizado a nível nacional, ou por organizações e instalações.
2. Implementação/mitigação de NDCs

Este módulo envolve a avaliação das reduções de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e/ou efeitos de desenvolvimento sustentável (não-GEE) de políticas, projetos e ações, bem como o monitoramento do progresso de sua implementação. Também envolve a avaliação do progresso em direção às metas de mitigação ou implementação das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) do país.
3. Ações de adaptação
Envolve a avaliação (ex-ante ou ex-post) dos efeitos específicos de adaptação e/ou desenvolvimento sustentável (ODS) de políticas, projetos e ações, bem como o monitoramento do progresso de sua implementação. Também envolve a avaliação do progresso em relação aos planos nacionais de adaptação.
4. Fluxo de financiamento climático
Tem a meta de rastrear e monitorar a provisão e recebimento de fluxos financeiros, conhecimento técnico e capacitação e avaliação dos resultados e impacto do apoio).
5. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
O módulo se concentra no mapeamento e monitoramento dos ODS para ações climáticas, integra dados para o monitoramento do impacto dos ODS, permite revisão e análise e, finalmente, Relatórios de Impacto dos ODS.
Leia também:
– Conheça as soluções baseadas na natureza e a sua importância
Em termos de relatórios, o sistema ajudará a simplificar a geração de documentos integrados, mas outros benefícios importantes incluem a tomada de decisão informada para formuladores de políticas nacionais e internacionais, fornecimento de base de informações para planejar e implementar ações climáticas, desbloqueio de novas fontes de financiamento para combater a mudança climática, documentando o impacto e as boas práticas de governança, além da identificação de necessidade de apoio técnico e financeiro e auxílios na institucionalização de atividades relacionadas a relatórios sobre mudanças climáticas