responsabilidade social corporativa

Responsabilidade Social Corporativa é jogo ganha-ganha

Empresas são as grandes beneficiárias da responsabilidade social corporativa, mostra reportagem

Roberto Francellino

em 1 de abril de 2022


O debate sobre responsabilidade social das empresas está ganhando força e por uma razão simples: as corporações têm muito a ganhar com o processo, como mostra uma reportagem do Business News Daily. “Um programa de responsabilidade social corporativo robusto é uma oportunidade para as empresas demonstrarem sua boa cidadania corporativa e se proteger de riscos desproporcionais, observando toda a esfera social e ambiental que a envolve”, explicou Jen Boynton, CEO da B Targeted Marketing na matéria citada.  

Um exemplo de como a responsabilidade social se tornou crítica são as pesquisas da Cone Communications que indicam que mais de 60% dos americanos esperam mudanças sociais e ambientais impulsionadas pelas corporações na ausência de regulamentação governamental. Quase 90% dos consumidores pesquisados ​​disseram ainda que comprariam um produto se soubessem que a fabricante apoiou um problema com o qual eles se preocupam. Outros quase 75% disseram que se recusariam a comprar de uma empresa se soubessem que ela apoia uma questão contrária às suas próprias crenças. 

Tipos de responsabilidade social corporativa

De acordo com a reportagem, há quatro tipos de responsabilidade corporativa que podem ser praticadas: esforços ambientais, filantropia, práticas trabalhistas éticas e voluntariado. Na primeira, o foco é o meio-ambiente e as empresas podem agir por meio de medidas que reduzam sua pegada de carbono. No modelo filantrópico, elas praticam a responsabilidade social ao doar dinheiro, produtos ou serviços para causas sociais e organizações sem fins lucrativos. O empenho vale para empresas maiores, cujos recursos tendem a ser mais substanciais, mas também pode ser adotado por companhias de menor porte.

O terceiro modelo de responsabilidade social corporativa envolve práticas no ambiente de trabalho que levam ao tratamento mais justo e éticos dos colaboradores. Multinacionais que operam em vários países – com legislações diferentes – podem ser grandes impulsionadores desse tipo de responsabilidade social. 

No modo voluntariado, as iniciativas incluem participar de causas locais ou doar o tempo das equipes para eventos comunitários. No caso de pequenas empresas, o voluntariado é uma das iniciativas mais recomendadas de responsabilidade social, principalmente se atuarem localmente.