rotulo de impacto ambiental

Rótulos que mostram impacto ambiental fazem diferença no cardápio

Pesquisa norte-americana mostra que rótulo de impacto ambiental, ou impacto climático, no menu incentiva a busca por produtos sustentáveis

Redação

em 8 de fevereiro de 2023


O cardápio de restaurantes deveria ter informações sobre os efeitos ambientais dos pratos? Para pesquisadores norte-americanos a resposta é sim. E mais: os rótulos de impacto climático podem transformar a relação das pessoas com a comida.

De acordo com pesquisa feita nos Estados Unidos, 23,5% das pessoas expostas a indicações de proveniência e de impacto ambiental das comidas em um menu experimental de fast food preferiram os alimentos mais sustentáveis. Em condições experimentais, os participantes que selecionaram um item sustentável classificaram seu pedido como mais saudável do que aqueles que selecionaram um item sem as informações. de acordo com a pontuação média de saúde percebida.

“Esses resultados sugerem que a rotulagem do menu, particularmente as advertências de que um item tem alto impacto climático, pode ser uma estratégia eficaz para incentivar escolhas alimentares mais sustentáveis em um ambiente de fast food”, disse ao Eurekalert a principal autora do estudo, Julia Wolfson, PhD e professora associada no Departamento de Saúde Internacional da Bloomberg School.

Menu com informações

No teste clínico, feito com mais de 5 mil adultos norte-americanos, os pesquisadores fizeram três menus diferentes. O primeiro era um menu simples, no outro era um menu de “positivo”, que indicava apenas aqueles itens que eram mais sustentáveis; no outro menu, o rótulo mostrava também aqueles itens com alto impacto climático, ou seja, um rótulo “negativo”.

Os resultados mostraram que, enquanto o comportamento daqueles que pegaram o menu negativo foi mudado de maneira mais drástica. Aqueles que receberam o menu “positivo” conectaram os alimentos sustentáveis como mais saudáveis. O menu “positivo” teve 10% de aumento de consumo de produtos sustentáveis, enquanto o negativo, 23,5%.

Por que rótulo de impacto ambiental importa?

Em um momento em que a indústria alimentícia está se movimentando em favor de produtos “carbono zero” ou com baixa emissão de carbono, é mais do que importante entender como se comunicar com as pessoas. Afinal, a rotulagem e a indicação nos cardápios serão as formas que aqueles que comem terão para optar pelos alimentos. 

“À medida que a sustentabilidade se torna cada vez mais comercializada para os consumidores em restaurantes, um halo de saúde imerecido conferido a itens de menu não saudáveis pode encorajar seu consumo excessivo, o que pode ter implicações negativas para a qualidade da dieta, obesidade e outros resultados de saúde relacionados à dieta”, finalizou o documento.