protocolo de produção sustentavel de bezerros

Saiba o que é o Protocolo de Produção Sustentável de Bezerros

Tecnologias para acelerar modelos mais sustentáveis na cadeia pecuária está entre as funções do Protocolo de Produção Sustentável de Bezerros

Redação

em 9 de novembro de 2022


O Protocolo de Produção Sustentável de Bezerros é uma ferramenta para apoiar a rastreabilidade completa da produção pecuária brasileira, desde os bezerros até os consumidores finais, com inclusão, transparência e proteção de dados. O objetivo da iniciativa é oferecer soluções tecnológicas para acelerar a adoção de modelos mais sustentáveis na cadeia pecuária, garantindo que os consumidores finais conheçam os atributos socioambientais dos produtos originários dos bovinos de corte.

Quem criou o Protocolo de Produção Sustentável de Bezerros

Essa é a definição dos criadores do protocolo, que são a IDH (Iniciativa para o Comércio Sustentável), o Grupo Carrefour Brasil e a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). 

Quem pode aplicar o protocolo

Com abrangência nacional, o protocolo poderá ser aplicado em fazendas de cria em todos os biomas brasileiros e visa a assegurar que os animais sejam identificados desde o nascimento e que as fazendas estejam em conformidade socioambiental. O protocolo tambémcontinuará sendo testado e ajustado, ganhando escala nos próximos anos seguindo a IDH.

Como nasceu o protocolo

O documento foi elaborado a partir do Programa de Produção Sustentável de Bezerros, desenvolvido desde 2019, em Mato Grosso, com investimentos de 1,9 milhões de euros do Grupo Carrefour Brasil e da Fundação Carrefour, e de 1,6 milhões de euros da IDH. 

Da esquerda para a direita: Lúcio Vicente (Grupo Carrefour), Paulo Costa (CNA) e Daniela Mariuzzo (IDH). Foto: CNA

A meta para 2022 é aportar assistência técnica, financeira e ambiental para 557 produtores, totalizando mais de 190 mil cabeças de gado, 210 mil hectares de pastagens e cerca de 188 mil hectares de área conservada nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, em Mato Grosso.

Resultados do Protocolo de Produção Sustentável de Bezerros

Como resultado dessa iniciativa, em julho de 2021, foi vendido o primeiro lote de carne 100% livre de desmatamento, rastreada do nascimento do bezerro até a prateleira do supermercado e, principalmente, por um preço acessível. O produto foi disponibilizado em uma loja popular do Grupo Carrefour em São Paulo, para corroborar o fato de que o sustentável não precisa ser caro.

Vantagens para os produtores

De acordo com o coordenador dos Protocolos de Rastreabilidade do Instituto CNA, Paulo Costa, a Confederação, como gestora do protocolo, garante a segurança das informações estratégicas dos produtores.  

“Por meio da validação das informações de campo com os dados oficiais do MAPA (Ministério da Agricultura), a CNA verifica se as garantias estabelecidas no protocolo estão sendo atendidas, sem que haja exposição de informações estratégicas dos produtores participantes aos demais elos da cadeia da carne bovina”, explicou.