protocolo de produção sustentavel de bezerros

Saiba o que é o Protocolo de Produção Sustentável de Bezerros

Tecnologias para acelerar modelos mais sustentáveis na cadeia pecuária está entre as funções do Protocolo de Produção Sustentável de Bezerros

Redação

em 9 de novembro de 2022


O Protocolo de Produção Sustentável de Bezerros é uma ferramenta para apoiar a rastreabilidade completa da produção pecuária brasileira, desde os bezerros até os consumidores finais, com inclusão, transparência e proteção de dados. O objetivo da iniciativa é oferecer soluções tecnológicas para acelerar a adoção de modelos mais sustentáveis na cadeia pecuária, garantindo que os consumidores finais conheçam os atributos socioambientais dos produtos originários dos bovinos de corte.

Quem criou o Protocolo de Produção Sustentável de Bezerros

Essa é a definição dos criadores do protocolo, que são a IDH (Iniciativa para o Comércio Sustentável), o Grupo Carrefour Brasil e a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). 

Quem pode aplicar o protocolo

Com abrangência nacional, o protocolo poderá ser aplicado em fazendas de cria em todos os biomas brasileiros e visa a assegurar que os animais sejam identificados desde o nascimento e que as fazendas estejam em conformidade socioambiental. O protocolo tambémcontinuará sendo testado e ajustado, ganhando escala nos próximos anos seguindo a IDH.

Como nasceu o protocolo

O documento foi elaborado a partir do Programa de Produção Sustentável de Bezerros, desenvolvido desde 2019, em Mato Grosso, com investimentos de 1,9 milhões de euros do Grupo Carrefour Brasil e da Fundação Carrefour, e de 1,6 milhões de euros da IDH. 

Da esquerda para a direita: Lúcio Vicente (Grupo Carrefour), Paulo Costa (CNA) e Daniela Mariuzzo (IDH). Foto: CNA

A meta para 2022 é aportar assistência técnica, financeira e ambiental para 557 produtores, totalizando mais de 190 mil cabeças de gado, 210 mil hectares de pastagens e cerca de 188 mil hectares de área conservada nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, em Mato Grosso.

Resultados do Protocolo de Produção Sustentável de Bezerros

Como resultado dessa iniciativa, em julho de 2021, foi vendido o primeiro lote de carne 100% livre de desmatamento, rastreada do nascimento do bezerro até a prateleira do supermercado e, principalmente, por um preço acessível. O produto foi disponibilizado em uma loja popular do Grupo Carrefour em São Paulo, para corroborar o fato de que o sustentável não precisa ser caro.

Vantagens para os produtores

De acordo com o coordenador dos Protocolos de Rastreabilidade do Instituto CNA, Paulo Costa, a Confederação, como gestora do protocolo, garante a segurança das informações estratégicas dos produtores.  

“Por meio da validação das informações de campo com os dados oficiais do MAPA (Ministério da Agricultura), a CNA verifica se as garantias estabelecidas no protocolo estão sendo atendidas, sem que haja exposição de informações estratégicas dos produtores participantes aos demais elos da cadeia da carne bovina”, explicou.

Visão geral da privacidade

O Prato do amanhã coleta dados pessoais fornecidos por você e, também, automaticamente, a partir das suas atividades de navegação.

Por padrão, as informações que você nos fornece, incluindo, eventualmente, dados que permitem a sua identificação, como acontece se você optar por receber nossa newsletter, são conectadas às informações de navegação.