Tecnologia indica ponto de venda do gado com um mês de antecedência

Programa Beef Trader capta curva de inflexão da lucratividade, indicando o melhor ponto de venda do gado de cada lote

Redação

em 27 de maio de 2022


Um software da @Tech promete dizer qual o melhor momento de vender o boi ao mercado. Chamado BeefTrader Grass, o sistema usa inteligência artificial para descobrir qual é a “curva de inflexão” entre custo e lucro dos animais, mostrando o momento correto para a venda dele no mercado. Em outras palavras, o BeefTrader mostra para o fazendeiro em que momento o animal é um investimento e não um custo. 

Seleção premiada

O software monitora dados sobre os animais, bem como informações sobre o mercado. A partir daí, é possível selecionar quais bois ganharam mais peso no período, levando-o a atingir melhor preço no mercado. “Dessa forma, a ferramenta pode ser usada para tomada de decisão prévia e para planejamento estratégico durante a recria (mercado de boi magro), aumentando esta fase e proporcionando uma engorda mais lucrativa”, explicou o líder da BeefTrader Grass na @Tech, Murilo Garrett, ao Giro do Boi

O tempo é a chave

“Esse animal vai ganhando mais peso, vai comendo mais e acaba aumentando o custo da diária. E vai ter um momento que ele vai ter um plateau, uma curva, e não vai dar mais lucro”, disse Garret.  “Dá para saber qual animal já está bom para venda e qual deve continuar confinado. Sem o software não existe essa seleção: o produtor vende todos juntos”, salientou. 

Após selecionar os melhores animais, o software busca as ofertas da indústria frigorífica, fazendo com que o criador consiga a melhor negociação na praça.

O diferencial da plataforma é o tempo que ela dá aos fazendeiros para negociar as suas vendas e isso é feito trinta dias antes do momento de abate. “Então é possível prever qual vai ser a margem de lucro do animal daqui a trinta dias e já consegue negociar com o frigorífico de forma assertiva, o que acaba aumentando a margem de lucro”, concluiu.