Tecnologia permite gestão eficiente de gado de corte
Pesquisadora da Embrapa defende sistema de controle para gestão eficiente de gado de corte
A gestão do gado de corte pode ganhar eficiência com a adoção de um sistema de controle. A opinião é defendida por Mariana Aragão Pereira, pesquisadora da Embrapa Gado de Corte. “Ele precisa saber e registar os gastos, saber onde está gastando o dinheiro. A partir da análise do perfil de gastos, é possível que ele possa controlar os itens, aprender a identificar quais itens são ali os ladrões do caixa, ou seja, que ele investe e às vezes não tem um retorno”, disse a especialista em entrevista ao Canal Rural.
De acordo com Mariana, a gestão eficiente inclui iniciativas como o aprendizado de cotações de preços, pois permite controlar o gasto e saber o melhor momento de comprar os insumos. Ela destaca que, via de regra, os produtores têm pouca influência na formação dos preços de mercado. Dessa forma, se eles trabalharem melhor os custos de produção poderão assegurar uma margem econômica interessante. O processo, no entanto, não envolve necessariamente o corte de despesas, pois os produtores têm de estar focados nos gastos produtivos, ou seja, aqueles que vão trazer retorno para o seu sistema.
A pesquisadora avalia que nem todo produtor tem habilidade para lidar com questões gerenciais, o que leva à recomendação de procurar a consultoria, inclusive com ajuda de sistemas gratuitos de controle.
O app da Embrapa que otimiza gestão de gado de corte
Uma regra básica é separar os custos da operação da fazendo dos gastos pessoais e da família, até para se ter uma ideia da viabilidade econômica da operação. Em termos de aperfeiçoamento gerencial, Mariana recomenda cursos e assessoria de gerenciamento e a adoção de recursos, caso do aplicativo CustoBov, da própria Embrapa.
Segundo a empresa estatal, o aplicativo funciona como uma planilha de controle de custos e margens da bovinocultura de corte, facilitando a administração das fazendas de gado de corte, de modo a contribuir para a elevação da rentabilidade da atividade.
A principal funcionalidade do app é controlar os custos de produção da bovinocultura e as margens que refletem seu desempenho econômico. Ele foi desenvolvido no formato de planilha eletrônica (Excel), o que possibilita a reprodução sem limites e a criação de arquivos para representar diferentes fazendas ou diferentes anos para uma mesma fazenda. Também é possível usar o aplicativo para simular conjunturas, auxiliando nos processos de planejamento e tomada de decisões.