Você sabe como nasceu o hambúrguer?

Imigrantes alemães popularizaram o hambúrguer nos Estados Unidos, mas a origem do alimento começa com os cavaleiros mongóis do século XII

Roberto Francellino

em 31 de março de 2022


O hambúrguer faz parte do nosso dia a dia, mas poucos se perguntam como ele foi criado. A teoria mais popular aponta para a Alemanha como o local de surgimento, mais especificamente a cidade de Hamburgo (daí o nome do alimento). Já o conceito de sanduíche foi desenvolvido mais tarde, no Reino Unido. Então, o que chamamos hoje de hambúrguer, na verdade um lanche com hambúrguer, tem uma história mais complexa e pode inclusive ter começado com os cavaleiros mongóis do século XII, que tinham o costume de fazer carne picada e temperada, o famoso bife tártaro. Essa primeira forma de comer carne, aliás, percorreu as rotas comerciais via Rússia antes de desembarcar na Alemanha, voltando ao nosso ponto de partida. 

O que existe de comum entre as várias teorias é que no século XIX a carne bovina de Hamburgo – vendida para outras partes da Alemanha – era picada e combinada com alho, cebola, sal, pimenta e depois enformada em hambúrgueres (sem pão ou com pão), produzindo os chamados bifes de Hamburgo. Esses primeiros hambúrgueres eram considerados gourmet e bastante caros, dada a qualidade da carne. O salto para os Estados Unidos, onde o lanche se popularizou – aconteceu com a imigração alemã para cidades como Nova York e Chicago.  

O começo do hambúrguer

Quando os imigrantes começaram a chegar à nova pátria, o negócio mais óbvio era a abertura de restaurantes e os cardápios frequentemente apresentavam o bife de Hamburgo, uma versão americanizada da oferta alemã, como o prato mais caro. 

Durante a Revolução Industrial, os trabalhadores de fábricas foram servidos com bife de Hamburgo dispostos em carrinhos de comida. Como era difícil comer em pé, algum cozinheiro criativo colocou o hambúrguer de carne entre duas fatias de pão. Pronto: nascia o lanche como conhecemos atualmente.

O nome do criador da nova forma de se comer hambúrguer se perdeu na história, pois foi uma inovação criada nas ruas de Nova York ou Chicago e não há como rastreá-la. Independente disso, os hambúrgueres tornaram-se um símbolo da culinária americana, embora sejam amados em todo o mundo. Eles têm sido produzidos em várias formas e podem até ser feitos no estilo vegetariano. 

É o que ocorre na Índia, onde a carne bovina não faz parte da dieta tradicional hindu e os hambúrgueres de batata, chamados de Aloo Tikki, são populares.